Homem é morto a tiros no Vicente Pinzón; dois suspeitos são presos
Bairro enfrenta uma onda de violência motivada por uma disputa entre facções rivais. Somente neste mês de julho, seis pessoas já foram assassinadas
20:57 | Jul. 17, 2025
Um homem de 19 anos foi morto a tiros no início da tarde desta quinta-feira, 17, no residencial Alto da Paz, localizado no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza. Dois suspeitos de envolvimento no crime foram presos em flagrante pela Polícia Militar do Ceará (PMCE).
De acordo com a corporação, foi por volta de 12h45min que o crime foi informado para a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). A vítima chegou a ser socorrida ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF), mas não resistiu aos ferimentos.
Nas buscas por suspeitos, uma equipe do 1º Batalhão de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (1º BPRaio) visualizou dois homens, de 25 e 30 anos, entrando em um veículo, com as características repassadas pelas equipes de campo.
Leia mais
Na abordagem, ainda foram apreendidos dois revólveres calibre .38 e quatro munições picotadas. Também foi recuperada uma motocicleta modelo Yamaha que apresentava queixa de roubo.
"A dupla foi encaminhada ao Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP)", informou a PMCE. "Eles foram autuados por homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo, receptação e organização criminosa". Nem o nome da vítima, nem os nomes dos suspeitos foram divulgados.
Onda de violência no Vicente Pinzón
O homicídio registrado nesta quinta foi o sexto assassinato neste mês de julho no bairro Vicente Pinzón. Como O POVO vem mostrando ao longo do mês, a região passa por um conflito entre as facções criminosas Guardiões do Estado (GDE) e Comando Vermelho (CV).
O pivô dessa disputa é um homem identificado pelo apelido de Bicho Feio, que ocupava posição de comando na GDE. Ele, porém, teve a morte decretada pelos antigos aliados e passou a integrar o CV.
Desde então, tanto os integrantes do CV buscam tomar a hegemonia da região, quanto os membros da GDE tentam retomar as áreas nas quais tinham influência e passaram a ser reivindicadas por “Bicho Feio”.
Às 18 horas desta quinta, uma operação policial foi deflagrada na região para inibir a atuação de organizações criminosas. Os agentes de segurança partiram da Praça Dom Hélder Câmara, no bairro Praia do Futuro, onde esteve presente o governador Elmano de Freitas (PT).