Viatura da Inteligência da PM é alvo de disparos no Castelo Encantado

Suspeito confessou o crime, mas foi liberado após instauração de inquérito. Guerra entre facções amedronta a região desde o começo do mês

22:32 | Jul. 14, 2025

Por: Lucas Barbosa
Moradores registraram movimentação policial após criminosos atirarem contra viatura da Inteligência do CPChoque na comunidade do Castelo Encantado (foto: Reprodução/Redes Sociais)

No início da tarde desta segunda-feira, 14, uma viatura da Subagência de Inteligência (SAI) do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) foi alvo de disparos na comunidade do Castelo Encantado, altura do bairro Cais do Porto, em Fortaleza. Nenhum policial militar ficou ferido.

Conforme a PM, após os disparos, ocorridos na rua Lindoia, PMs do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) abordaram um suspeito na rua Luiz Teixeira. 

Ele, que não teve a identidade divulgada, foi conduzido ao 9º Distrito Policial, onde confessou envolvimento com o crime, informou a PM-CE. O suspeito, porém, foi liberado após lavratura de um inquérito policial por portaria. Ele era monitorado por tornozeleira eletrônica.

Esse foi mais um caso de tiroteio registrado na região do Grande Vicente Pinzón, que vive, desde o começo do mês, uma guerra entre as facções criminosas Guardiões do Estado (GDE) e Comando Vermelho (CV).  

Como O POVO vem mostrando, entre os dias 7 e 13 de julho, quatro pessoas foram mortas no bairro. Outras três pessoas ainda foram baleadas e também houve o caso de um homem que foi mantido em cárcere por faccionados e libertado após abordagem da Polícia Civil.

O conflito tem como pivô um homem identificado como Ronald Pinto dos Santos, o "Bicho Feio", como é conhecido. Ele era membro da GDE, mas foi "decretado" pela facção e, com isso, passou a integrar o CV.

Com isso, as comunidades nas quais ele tinha tinha posição de comando passaram a ser consideradas CV, gerando uma reação por parte dos rivais da GDE.

Dois suspeitos são presos com arma e drogas no Vicente Pinzón

Ainda nesta segunda-feira, dois homens foram presos em flagrante pelo CPRaio na rua Padre Eduardo, no Vicente Pinzón. Com eles, foram encontrados uma pistola calibre .40, cerca de oito quilos de maconha, 170 gramas de crack, 80 gramas de cocaína e 92 munições de diferentes calibres.

"Diante dos fatos, os dois suspeitos, um de 18 e o outro de 28 anos, foram conduzidos ao 9º Distrito Policial, onde foram autuados por posse ilegal de arma de fogo (artigo 12 do Estatuto do Desarmamento) e tráfico de drogas (artigo 33 da Lei de Drogas)", informou a PM-CE.