Operação da Polícia Civil resgata 74 animais silvestres em Feira da Parangaba
Um Boletim de Ocorrência (BO) foi aberto e os animais foram levados para o instituto Pró-Silvestre, onde receberão os cuidados necessários
20:39 | Mai. 14, 2025
Na manhã deste domingo, 11, um batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE), resgatou 74 animais silvestres em ação na Feira da Parangaba, em Fortaleza.
LEIA TAMBÉM | Relatório aponta perda de 2% da área de manguezal em dois anos em litoral brasileiro
A operação ocorreu após informações sobre a prática de comércio ilegal de animais no local. Com o deslocamento do 6º BPM para a região, os suspeitos fugiram, e abandonaram os animais. Ao todo 73 aves e um jabuti foram resgatados em gaiolas, pela PMCE.
Um Boletim de Ocorrência (BO) foi aberto no 30º Distrito Policial. Os animais foram levados para o instituto Pró-Silvestre, onde receberão os cuidados necessários.
O que fazer ao avistar um animal silvestre?
Ao avistar animais silvestres em situação de risco ou que possam gerar perigo a outras pessoas, o orientado é buscar ajuda do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), ou do Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA), da PMCE.
As equipes aconselham a população a manter distância e observar, sem se aproximar ou interagir com o bicho. Em caso de contato, os animais podem sofrer estresse e reagir com comportamento agressivo.
A população é orientada a evitar alimentar os animais silvestres, mantendo assim, a distância entre os bichos e as áreas urbanas. Adotar práticas de prevenção e respeito aos animais, em meio a conscientização da comunidade, é endorsada pelas autoridades.
Quem procurar em casos de resgate de animais?
As Forças de Segurança do Ceará orientam a entrar em contato em casos com animais silvestres. Agentes da CBMCE e BPMA estão preparados para agir em casos de resgate de animais, sejam eles domesticos ou silvestres.
Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE)
Telefone: 193
Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE)
Telefones: (85) 3101.3545 / 3101.3577
Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)
Telefones: (85) 3247.2630 – WhatsApp: (85) 98439.9110