Morre o monsenhor Philip Fouad Louka, pároco com décadas de atuação em Fortaleza

O religioso promoveu, em sua trajetória, ações sociais, culturais e ecumênicas, buscando sempre o diálogo entre as tradições

18:38 | Mai. 12, 2025

Por: João Victor Dummar
Monsenhor Philip Fouad Louka, falecido nesta segunda-feira, 12 (foto: Reprodução Arquidiocese de Fortaleza/ Laercio Peixoto)

Morreu nesta segunda-feira, 12, o monsenhor Philip Fouad Louka, 76, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Líbano, no bairro Meireles, em Fortaleza. A informação foi confirmada pela Arquidiocese de Fortaleza.

LEIA TAMBÉM | Arcebispo de Fortaleza lança campanha fazendo doação de sangue no Hemoce

Natural do Cairo, no Egito, monsenhor Philip foi ordenado padre na Igreja Greco-Católica Melquita em junho de 1992, e veio ao Brasil para atender à crescente comunidade de imigrantes e descendentes de libaneses no País. Philip atuou durante décadas na Arquidiocese de Fortaleza, se tornando referência.

O religioso promoveu, em sua trajetória, ações sociais, culturais e ecumênicas, buscando sempre o diálogo entre as tradições orientais e os ritos latinos da Igreja Católica.

"A Arquidiocese, em comunhão com toda a Igreja Melquita no Ceará, eleva preces a Deus para que acolha este servo fiel na eternidade, dando-lhe a recompensa prometida aos que consagram sua vida ao anúncio do Evangelho. Manifestamos também nossa solidariedade aos familiares, amigos, religiosos, paroquianos e a toda a comunidade maronita, pedindo que encontrem conforto na esperança da Ressurreição", conclui a nota.

Serviço

Velório e Sepultamento Monsenhor Philip Fouad Louka
local: Igreja do Líbano - Rua República do Líbano, 15, Meireles

Segunda-feira, 12
Velório: a partir das 15 horas

Terça-feira, 13
Missa de corpo presente: 15 horas
Sepultamento: 16 horas