Colégio público do Ceará lidera seletivas para Olimpíadas Internacionais de Astronomia
Sete estudantes do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB) participam das seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2025, sendo primeiro lugar comparando com escolas federais, estaduais e municipais
10:07 | Fev. 12, 2025
O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB), em Fortaleza, foi a escola pública com o maior número de alunos classificados para a etapa presencial das Seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2025.
Ao todo, foram sete estudantes do ensino médio da instituição selecionados para a fase decisiva, que definirá as equipes brasileiras que representarão o País na 18ª International Olympiad of Astronomy and Astrophysics (IOAA), na Índia, e na 17ª Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (OLAA), em local a ser definido.
Os discentes são Ana Sofia da Silva Carneiro, Erila Yasmin Gomes Monteiro, Gabriel Cavalcante de Oliveira, Joyce Lima Paula, Pedro Rios de Castro, Ruan Queiroz Monteiro e Sergio Henrique Soares Noronha.
A seleção se deu com base no desempenho aferido na 27ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) de 2024 e nas provas online da fase inicial das Seletivas.
Os estudantes enfrentarão desafios teóricos e práticos, incluindo provas de observação do céu e uso de cartas celestes. A etapa presencial ocorrerá no Hotel Fazenda Ribeirão, em Barra do Piraí (RJ), entre os dias 10 e 13 de março de 2025.
O capitão João Romário Fernandes Filho, professor de astronomia do CMCB, destaca o caráter multidisciplinar da astronomia por envolver história, geografia, matemática, física, química e biologia.
“É uma grande alegria contar com esse resultado. O fruto de um trabalho que a gente já faz há oito anos na escola, dando um lugar de destaque à astronomia dentro do currículo”, comemora. Ele caracteriza a escola pública com um âmbito de recursos reduzidos, mas que consegue captar jovens para levar estas conquistas com garra.
O professor destaca a importante parceria com a Secretaria da Educação do Governo do Estado do Ceará (Seduc) para conseguir concretizar a etapa presencial em Barra do Piraí, interior do Rio de Janeiro. “A gente precisa do patrocínio da Seduc. São R$1.300 reais de inscrição por pessoa. No ano passado, conseguimos. Então, esperamos que seja possível novamente”, diz.
Através de nota, a Seduc afirmou que deverá haver investimento na participação de quatro escolas, com oito alunos e quatro professores. "Para representar o Colégio do Corpo de Bombeiros, participam três alunos e um professor orientador", destacou.
Segundo João Romário, o CMCB ganhou mais de 700 medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia, junto com a Mostra Brasileira de Foguetes e a Olimpíada Nacional de Ciências, ao longo das participações. De acordo com o Colégio, este é o quarto ano consecutivo que conquistam vagas na fase presencial da seleção.
Unidade de ensino tem programa de preparação para o evestibular para o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Além de se consolidar nas áreas astronômicas, a escola integra o Programa Prepara ITA, uma iniciativa do Governo do Ceará voltada à capacitação de alunos para o concorrido Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
Atualmente, o CMCB conta com três turmas ITA no ensino médio, sendo duas do 1º ano e uma do 2º ano, totalizando cerca de 100 alunos.
Além disso, a escola criou, por iniciativa própria, duas turmas Pré-ITA, com estudantes do 8º e 9º anos, também reunindo aproximadamente 100 alunos.
No total, 200 estudantes participam do programa, recebendo um ensino altamente especializado e voltado às exigências do ITA.
“Nosso objetivo é continuar ampliando as oportunidades para os estudantes da rede pública do Ceará. Estamos muito orgulhosos pelo desempenho dos nossos alunos, que representam não apenas nossa escola, mas também a força e a capacidade dos estudantes cearenses. Seguimos investindo em uma abordagem inovadora do ensino, elevando nossos indicadores acadêmicos a cada ano”, ressalta o coronel Francisco Albert Einstein Lima Arruda, Comandante-Diretor do CMCB.