Posto de Atendimento ao Migrante do Pinto Martins fará acolhimento de brasileiros deportados dos EUA
Aeroporto da capital cearense receberá migrantes nesta sexta, 7
Com novo trajeto, o próximo voo com brasileiros repatriados dos Estados Unidos está agendado para chegar a Fortaleza na tarde dessa sexta-feira, 7. Equipe do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), instalado no Aeroporto de Fortaleza, foi mobilizada para receber os brasileiros repatriados dos Estados Unidos.
A Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih), responsável pelo Posto, não informou comos o acolhimento será realizado. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), será realizado atendimento multidisciplinar para dar maior celertidade ao serviço migratório.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Portanto, o avião pousará em Fortaleza, que é o local mais próximo. E evidentemente, prestamos toda a nossa solidariedade aos brasileiros e brasileiras que estavam nos Estados Unidos, lutando por uma vida melhor, buscando trabalho e novas perspectivas”, afirmou o governador Elmano de Freitas (PT), durante o anúncio do ramal VLT entre o Aeroporto e o Castelão.
Após breve escala técnica em Porto Rico, a aeronave seguirá diretamente até Fortaleza. Em caráter excepcional, a Força Aérea Brasileira disponibilizará aeronave para o deslocamento até Belo Horizonte. Conforme o MDHC, 80% dos brasileiros repatriados são de Minas Gerais, especialmente da região de Contagem.
Parada em Fortaleza foi uma decisão do presidente Lula (PT) para que os repatriados não percossem o País algemados, como saíram dos Estados Unidos. “Portanto, o avião pousará em Fortaleza, que é o local mais próximo. E, evidentemente, prestamos toda a nossa solidariedade aos brasileiros e brasileiras que estavam nos Estados Unidos, lutando por uma vida melhor, buscando trabalho e novas perspectivas”.
Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante
Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) é uma política pública segue uma diretriz nacional, situada em locais de entrada e saída do País, a fim de recepcionar pessoas e oferecer atendimento humanizado e acolhedor.
O PAAHM instalado no aeroporto de Fortaleza soma-se à lista de Postos instalados pelo Brasil, que já existem, além do Ceará, nos estados do Amazonas, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.
Além de proporcionar orientações sobre o processo migratório e encaminhamentos à rede de atendimento, o equipamento contribui com a identificação de vítimas de tráfico de pessoas.