Posto de Atendimento ao Migrante do Pinto Martins fará acolhimento de brasileiros deportados dos EUA

Posto de Atendimento ao Migrante do Pinto Martins fará acolhimento de brasileiros deportados dos EUA

Aeroporto da capital cearense receberá migrantes nesta sexta, 7

Com novo trajeto, o próximo voo com brasileiros repatriados dos Estados Unidos está agendado para chegar a Fortaleza na tarde dessa sexta-feira, 7. Equipe do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), instalado no Aeroporto de Fortaleza, foi mobilizada para receber os brasileiros repatriados dos Estados Unidos.

A Secretaria dos Direitos Humanos (Sedih), responsável pelo Posto, não informou comos o acolhimento será realizado. De acordo com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), será realizado atendimento multidisciplinar para dar maior celertidade ao serviço migratório. 

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

“Portanto, o avião pousará em Fortaleza, que é o local mais próximo. E evidentemente, prestamos toda a nossa solidariedade aos brasileiros e brasileiras que estavam nos Estados Unidos, lutando por uma vida melhor, buscando trabalho e novas perspectivas”, afirmou o governador Elmano de Freitas (PT), durante o anúncio do ramal VLT entre o Aeroporto e o Castelão.

Após breve escala técnica em Porto Rico, a aeronave seguirá diretamente até Fortaleza. Em caráter excepcional, a Força Aérea Brasileira disponibilizará aeronave para o deslocamento até Belo Horizonte. Conforme o MDHC, 80% dos brasileiros repatriados são de Minas Gerais, especialmente da região de Contagem.

Parada em Fortaleza foi uma decisão do presidente Lula (PT) para que os repatriados não percossem o País algemados, como saíram dos Estados Unidos. “Portanto, o avião pousará em Fortaleza, que é o local mais próximo. E, evidentemente, prestamos toda a nossa solidariedade aos brasileiros e brasileiras que estavam nos Estados Unidos, lutando por uma vida melhor, buscando trabalho e novas perspectivas”.

Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante 

Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM) é uma política pública segue uma diretriz nacional, situada em locais de entrada e saída do País, a fim de recepcionar pessoas e oferecer atendimento humanizado e acolhedor.

O PAAHM instalado no aeroporto de Fortaleza soma-se à lista de Postos instalados pelo Brasil, que já existem, além do Ceará, nos estados do Amazonas, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

Além de proporcionar orientações sobre o processo migratório e encaminhamentos à rede de atendimento, o equipamento contribui com a identificação de vítimas de tráfico de pessoas.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar