Caminhada contra intolerância religiosa será realizada no Centro de Fortaleza
O evento, que acontecerá no dia 15 de novembro, na Praça dos Leões, busca combater o racismo religioso e dar visibilidade aos direitos dos povos de terreiro
O Centro de Fortaleza receberá na próxima sexta-feira, 15 de novembro, a segunda edição da Caminhada Contra a Intolerância Religiosa. O evento tem como objetivo combater a intolerância e o racismo religioso, além de dar visibilidade às pautas e aos direitos dos povos de terreiro. A concentração para o ato começará às 14h, na Praça General Tibúrcio (Praça dos Leões).
A caminhada seguirá até a Praça da Cidade da Criança, onde está previsto ato com falas das lideranças religiosas, apresentações culturais, e uma gira (ritual religioso) de caboclo, que deverá se encerrar às 18h30.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O evento é realizado pelo Instituto Carta Magna da Umbanda do Estado do Ceará (ICMU-CE). No dia 15 de novembro também é comemorado o Dia Nacional da Umbanda. Em 2024, a Umbanda completa 116 anos.
A Umbanda é uma religião que combina crenças de povos africanos escravizados e indígenas brasileiros, além de tradições de caboclos, sertanejos, pescadores e até imigrantes, como os turcos. Com o tempo, devido ao preconceito e perseguição, seus rituais incorporaram também elementos do catolicismo e do espiritismo.
Pai Gerson, presidente do ICMU-CE e líder do terreiro da Mãe Maria, destaca o papel histórico do racismo, inclusive o religioso, como um problema enraizado no Ceará e no País, uma "herança do colonialismo". Ele cita a Lei 10.639 de 2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.
“Até hoje essa lei não é cumprida”, lamenta Pai Gerson. “Inclusive, uma simples instalação de arte com a frase “Exu te ama” motiva protesto e pedido de retirada. É esse descaso, é essa intolerância, que precisamos combater".
Serviço
Dia Nacional da Umbanda - Caminhada contra a intolerância religiosa
Data e horário: Sexta-feira, 15/11, às 14h
Local: Concentração na Praça dos Leões (Praça dos Leões) e caminhada até a Praça da Cidade da Criança, no Centro