Dia Mundial da Alimentação: mais de 500 pessoas são beneficiadas em Fortaleza com entrega de hortaliças

A distribuição das hortaliças ocorre em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta segunda-feira, 16. Idosos e pessoas em insegurança alimentar foram público-alvo

13:29 | Out. 16, 2023

Por: Gabriel Damasceno
Horta Social do Conjunto Ceará tem entrega de mais de uma tonelada de hortaliças cultivadas na manhã desta segunda-feira, 16 (foto: Samuel Setubal)

Mais de 500 pessoas foram beneficiadas com a entrega de mais de uma tonelada de hortaliças cultivadas pela Horta Social do Conjunto Ceará, em Fortaleza, na manhã desta segunda, 16. O público-alvo eram idosos e pessoas em situação de insegurança alimentar atendidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Além da entrega dos alimentos, também foram oferecidas avaliações e orientações nutricionais, testes de glicemia e aferições de pressão.

“[A horta social] É muito importante para a segurança dos idosos. Muitos relatam para a gente que, se não fosse a horta, eles não comeriam couve, tomate, etc. Os preços das verduras hoje em dia são muito abusivos, e aqui [é gratuito] e orgânico”, pontua o engenheiro agrônomo Glauber Pontes.

“Atualmente, o Brasil não consegue se adaptar aos novos idosos”, continua o engenheiro. “Uma pessoa com 65 anos [no passado] era bem velha. Hoje são bem ativos. Então, existe essa preocupação maior”, adiciona.

Maria de Fátima Lima Alves, que completou 65 anos na última sexta-feira, 13, participa da horta há cerca de três anos, desde quando o projeto começou. Nesta segunda, ela pegou cheiro-verde, couve e alface. “A horta é maravilhosa, é uma bênção para a gente.”

O projeto possibilitou que ela desenvolvesse uma horta na própria casa. É um costume que vários outros participantes compartilham. Pegam sementes e plantam onde vivem. “Eu plantei tomate-cereja em um jarro e nasceu. Pimenta de moça. Plantei a sementinha, e está bonito lá no meu canto.”

Dona Maria ainda aproveitou a data pra fazer os testes de glicemia e pressão. “Graças a deus, deu tudo normal”, brinca. “Em posto é difícil de fazer esses exames, mas aqui foi maravilhoso."

Irisneide Alves dos Santos, 60, mora bem próximo da Horta Social do Conjunto Ceará. Ela acredita que o projeto “é prazeroso e bom, porque, além de aprender, a gente também tem esse benefício que são as verduras orgânicas”.

“Estou aqui desde o início, há mais de três anos. É muito bom. A gente encontra as amigas, conversamos. Faz muito bem para a gente, o pessoal da terceira idade”, continua.

Maria das Graças, 64, também é uma participante antiga do projeto e tem o costume de plantar em casa. “Gosto muito de plantação. Plantei verduras, alfaces, tomates. A gente vai devagarinho, a colheita é pequena, mas dá certo.

A ação desta manhã foi realizada em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado nesta segunda-feira, 16. “[A horta social] é um projeto que está em quatro estufas na cidade de Fortaleza, beneficiando mensalmente em torno de duas mil pessoas”, destaca Francisco Ibiapina, titular da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (Sdhds).

32 mil toneladas de alimentos já foram entregues neste ano, e há uma proposta de expansão para mais três estufas em 2023 e outras três em 2024”, informa ele. 

Hortas Sociais em Fortaleza

- Conjunto Ceará
Endereço: Av. F, 580 - vizinho ao Colégio João Nunes (próximo ao Corpo de Bombeiros);

- Conjunto Palmeiras
Endereço: Av. Castelo de Castro, 2842 (ao lado do posto de saúde Evandro Ayres de Moura);

- Granja Portugal
Endereço: Rua Humberto Lomeu, 1120 (próximo ao CRAS)

Próximas colheitas