Festa de Iemanjá é encerrada com cortejo e oferendas; veja fotos

A Festa de Iemanjá ocorreu de forma simultânea na Praia do Futuro e na Praia de Iracema

Com um roteiro de mais de 24 horas de programação, a Festa de Iemanjá começou na segunda-feira, 14, e terminou nesta terça, 15, às 18 horas. O evento contou com orações, cortejos e momentos de chegada e saída das jangadas com agradecimentos e oferendas à entidade. A celebração ocorreu de forma simultânea na Praia do Futuro e na Praia de Iracema.

Registrada como Patrimônio Imaterial de Fortaleza desde 2018, Festa de Iemanjá é o principal evento do calendário dos povos de terreiro da capital do Estado. O festejo contou com a participação dos povos de santos de Fortaleza, entidades civis, religiosas e culturais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Iranilson Rebouças, 40, o “Pai Gugu”, fala da importância de celebrar os festejos de Iemanjá e resgatar a tradição religiosa. “A Umbanda é uma religião brasileira de origem indígena, que com o passar do tempo vai se perdendo em meios às tradições por conta da juventude que precisa vivenciar esse tempo para que possa ser renovado e dar continuidade”, diz.

O seguidor de Iemanjá também afirma que o dia é apenas para demonstrar gratidão. “Agradecer por todo o tempo que a gente passa nos terreiros, nessa caminhada material e espiritual, hoje é dia só de agradecer, não de pedir, só agradecer”, conclui.

No Ceará, a comemoração de Iemanjá ocorre no dia 15 de agosto, mesma data do Dia de Nossa Senhora de Assunção, padroeira de Fortaleza. Iemanjá, também chamada de Rainha do Mar, padroeira dos pescadores, é considerada a mãe de todos os orixás. Em Fortaleza, a festividade ocorre há mais de 70 anos.

Mãe Milca afirma que o evento foi muito importante para os umbandistas. “É uma coisa muito maravilhosa para nós umbandistas poder vir para a praia louvar a mãe Iemanjá, no dia de hoje, para nós ela é muito importante dentro da umbanda, ela é a nossa rainha do mar”, conclui.

A realização do evento na Praia do Futuro é promovida pela União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum). Já na Praia de Iracema, a realização é da Associação Espírita de Umbanda São Miguel (AEUSM), Associação Cultural Afrobrasileiro Pai Luiz de Aruanda (ACPLA), Bloco Carnavalesco Amigos do Zé, Centro Cultural de Umbanda Rainha da Justiça, Sociedade Espiritual Caboclo Índio, entre outras.

A Festa de Iemanjá teve o apoio da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor).

Veja fotos da Festa de Iemanjá em Fortaleza

Com informações da repórter Mirla Nobre

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Festa de Iemanjá Patrimônio Imaterial de Fortaleza Fortaleza-CE O POVO

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar