Associações e sindicatos fazem ato contra o fechamento de hospitais em Fortaleza

Fortaleza teve o penúltimo pior desempenho entre os 184 municípios do Ceará no ranking Programa Previne Brasil referente ao 3º quadrimestre de 2022

14:23 | Jan. 30, 2023

Protesto no Posto de saúde Anastácio Magalhães, na manhã desta segunda-feira, 30 (foto: FÁBIO LIMA)

Um ato em defesa da saúde pública ocorreu em frente ao Posto de Saúde Anastácio Magalhães, na manhã desta segunda-feira, 30, no bairro Rodolfo Teófilo, em Fortaleza. As associações e sindicatos questionam o fechamento de hospitais, a falta de transparência por parte da Prefeitura e problemas estruturais nos postos de saúde da Capital.

Fortaleza teve o penúltimo pior desempenho entre os 184 municípios do Ceará no ranking Programa Previne Brasil referente ao 3º quadrimestre de 2022. A avaliação é feita pelo Ministério da Saúde e mede a qualidade dos serviços de saúde básica oferecidos à população.

Para Daumiro Castro, coordenador do Sindicato dos Odontologistas do Ceará (Sindiodonto), uma das principais razões para o problema na saúde pública de Fortaleza foi o fechamento do Gonzaguinha da Messejana e o fim dos atendimentos de urgência nos hospitais Gonzaguinha da Barra do Ceará e Nossa Senhora da Conceição.

As pessoas, que antes eram atendidas nesses hospitais, agora são encaminhadas a postos de saúde que, segundo ele, não possuem uma estrutura adequada para suportar a demanda de pacientes. “Fechar o hospital sem organizar toda uma rede, você deixa um espaço vazio muito amplo no atendimento”, diz Daumiro.

Segundo ele, o Sindiodonto e o Sindicato dos Enfermeiros do Ceará (Senece) estão realizando visitas em todos os postos de saúde de Fortaleza. “O que tem se observado é uma total degradação da rede estrutural, com raras exceções."

Falta de estrutura dificulta a acessibilidade às unidades de saúde

Na entrada do Posto de Saúde Anastácio Magalhães, por exemplo, não existe uma rampa de acessibilidade, apenas uma escada que fica bem escorregadia com a chuva. Isso dificulta o acesso de pacientes idosos e com deficiências.

Esse não é o único problema. Segundo Rejane Fonteles, diretora do Senece, os problemas estruturais persistem durante todo o ano, mas são agravados durante o período chuvoso,por conta de questões relacionadas à umidade e proliferação de fungos.

“Não só isso, falta medicamento, insumos, isso prejudica tanto o trabalho que a gente oferece quanto a vida do usuário”, conta Jordana Queiroz que também é diretora do Senece.

Maria de Socorro, 74, frequenta o Posto de Saúde Anastácio Magalhães — onde o ato aconteceu — desde 2016 e vai ao local mensalmente para receber medicações para glaucoma. Ela estava na unidade no momento do protesto e contou que nunca teve problemas durante um atendimento.

Já Dilanir Alves, 53, disse o contrário. Ela foi buscar remédios para diabetes e colesterol, mas recebeu apenas parte das medicações. Além disso, contou que o posto tem mofo e problemas nos banheiros.

O protesto, que aconteceu em frente ao Posto de Saúde Anastácio Magalhães, começou às 8h30min e terminou por volta das 10 horas. 43 pessoas assinaram a lista de frequência do ato, conforme os sindicatos.

Através de nota, a Prefeitura de Fortaleza informou que os atendimentos na unidade de saúde ocorreu normalmente nessa segunda-feira, 30. Foi informado ainda que, no dia 11 de janeiro, foi realizado pagamento para a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), instituição que gerencia as unidades hospitalares municipais.

Sobre a infraestrutura, a Prefeitura afirma que a Secretaria da Infraestrutura está elaborando um projeto para construção de um novo posto de saúde Anastácio Maglhães. "A nova Unidade Básica de Saúde contará com infraestrutura completa e adequada para atender às demandas de saúde da população. Quando concluído, o projeto seguirá para licitação para contratação da empresa executora da obra. As intervenções terão início tão logo todo o processo seja finalizado", explica a Prefeitura em nota. Nenhuma data sobre o processo de construção da unidade foi informada. 

 

Atualizada às 16h52