Plataforma para salto no mar e novo calçadão: obras na Praia de Iracema devem começar em abril

O prefeito Sarto (PDT) afirmou que as obras serão entregues antes do fim da gestão, em 2024

A Prefeitura de Fortaleza divulgou nesta terça-feira, 24, o projeto para requalificação de 2 km da Praia de Iracema. Entre as intervenções, estão mudanças no calçadão, novo paisagismo, plantação de árvores nativas e a construção de um mirante e plataforma para salto no mar no espigão do Poço da Draga. O projeto é orçado em cerca de R$ 27 milhões, e as obras devem se iniciar em abril.

Empresas internacionais e nacionais poderão participar da licitação. O prazo de execução da obra é de 15 meses. De acordo com o prefeito José Sarto (PDT), a requalificação será entregue até o fim da gestão, em 2024.

Projeto para o espigão do Poço da Draga incluído nas obras de requalificação da Praia de Iracema
Projeto para o espigão do Poço da Draga incluído nas obras de requalificação da Praia de Iracema (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As intervenções incluem a região do calçadão do Aterro da Praia de Iracema até o Poço da Draga. No espigão localizado depois da Ponte Metálica, um mirante e uma plataforma para salto no mar serão construídos com o intuito de preservar o costume já característico do público da região. O prefeito afirmou que a altura da construção, que terá três metros, respeitará a segurança dos banhistas, levando em conta a profundidade do mar. 

Sarto relembrou a morte do jovem Kewyn Freitas Melo, 19, que se afogou no Poço da Draga no dia 13 de janeiro. Segundo ele, uma equipe de guarda-vidas está trabalhando na área do afogamento aos sábados e domingos em uma plataforma improvisada. Com as obras, um posto fixo de salvamento deverá ser construído no Poço da Draga, com local definido em conjunto com a Inspetoria de Salvamento Aquático da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF).

O secretário da Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, afirmou que a obra será realizada por partes, iniciando na avenida Historiador Raimundo Girão e na outra ponta do trecho que receberá as intervenções, no Poço da Draga. “O objetivo é tentar liberar o quanto antes partes da obra para que a gente já possa ter o benefício antes dela estar construída como um todo”, explicou.

Projeto de revitalização de trecho da Praia de Iracema na avenida Historiador Raimundo Girão
Projeto de revitalização de trecho da Praia de Iracema na avenida Historiador Raimundo Girão (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

Obras na Praia de Iracema

O projeto prevê que o calçadão próximo ao Aterro da Praia de Iracema receba revestimento de concreto. No local, a Prefeitura deve plantar cerca de 1.556 árvores e coqueiros, além de novo mobiliário urbano, caramanchões, bancos de concreto, minipraças, ciclovia, iluminação com LED, ilhas de banheiros públicos e 50 vagas de estacionamento.

A área da estátua de Iracema Guardiã está incluída no projeto de revitalização. A avenida Historiador Raimundo Girão também terá o asfalto substituído por piso intertravado de concreto.

No projeto original, é prevista ainda a construção de um “caminho” de concreto que levaria os banhistas pela faixa de areia para mais próximo do mar. No entanto, o secretário Samuel Dias conta que ainda são necessários mais estudos para entender os possíveis impactos causados pela água do mar na estrutura e os custos de manutenção.

De acordo com ele, os impactos ambientais da revitalização serão “extremamente reduzidos”, diferente da obra na Beira Mar, que incluiu um novo aterramento e construção de espigões.

Os ambulantes que trabalham no espaço serão incluídos na nova Praia de Iracema, segundo o prefeito. “À semelhança do que foi feito na Beira Mar de Todos, talvez a gente possa ampliar o número de empreendedores que tiram daqui o seu sustento”, disse. Carrinhos padronizados devem ser distribuídos para quem já atua na praia.

Projeto da praça e mobiliário urbano próximo ao Pavilhão Atlântico, na Praia de Iracema
Projeto da praça e mobiliário urbano próximo ao Pavilhão Atlântico, na Praia de Iracema (Foto: Prefeitura de Fortaleza)

Obras na Praia de Iracema: Poço da Draga

Para reintegrar a comunidade do Poço da Draga com a região da Praia de Iracema, foi necessário que a Prefeitura solicitasse ao Governo do Estado o recuo dos tapumes que circundam o esqueleto do Aquário. Com isso, oito metros de calçadas foram liberados, permitindo a ligação entre as regiões.

Um corredor de passagem, com mobiliários urbanos, paisagismo e novo calçadão, será construído no local. Na área do Pavilhão Atlântico, uma praça será implantada, incluindo uma quadra com grama sintética.

Obras na Praia de Iracema: trecho tem duas obras inacabadas do Governo do Estado

Na extensão do trecho que será requalificado, duas obras de responsabilidade do Governo do Estado estão paradas: a Ponte dos Ingleses e o Acquário. Questionada sobre o andamento das intervenções na ponte, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) informou que o contrato com a empresa ABTEC foi rescindido.

“O processo para a contratação de uma nova empresa está em fase de conclusão e a obra deve ser retomada em fevereiro de 2023”, afirmou a pasta em nota.

Já as obras do Acquário não têm previsão de continuidade, segundo a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A pasta afirma que faz a manutenção do canteiro de obras com limpeza, iluminação, segurança e proteção das fundações e estacas contra a maresia.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

praia de iracema requalificação poço da draga obras praia de iracema Plataforma para salto no mar novo calçadão

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar