Parto humanizado: saiba onde encontrar atendimento em Fortaleza
O parto humanizado permite que o processo de dar à luz ocorra naturalmente com o auxílio de um profissional de saúde, mas sem intervenções. Sendo assim, a vontade da mãe e o tempo do bebê serão respeitadasO parto é um momento marcante e muito esperado na vida de uma mãe. Por isso, oferecer um atendimento respeitoso faz com que a mulher se sinta segura e a experiência não se torne traumática tanto física quanto psicologicamente. É o que chamamos de parto humanizado, que ao contrário do que se pensa, não é apenas oferecer o mínimo, mas tornar a mãe protagonista na tomada de decisões no processo da vinda do bebê.
O parto humanizado pode ocorrer em ambas as vias de nascimento, seja natural ou cesárea. O último é realizado em casos em que haja risco de vida para a gestante, o bebê ou para os dois. O parto humanizado consiste em permitir que o processo ocorra naturalmente com o auxílio de um profissional de saúde, mas sem intervenções. Sendo assim, a vontade da mãe e o tempo do bebê serão respeitadas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em Fortaleza, a prefeitura disponibiliza o esse atendimento nas maternidades, oferecendo o apoio físico e emocional que a mãe necessita para que ela tenha um parto seguro e tranquilo. De janeiro a outubro, foram realizados 7.372 partos nos hospitais municipais, tanto normal como cesáreo, o equivalente a 24,6% dos nascidos vivos na Capital.
“O que se busca na humanização do parto é oferecer à mulher aquilo que ela precisa. A mulher quando ela se encontra grávida ela quer segurança para vida dela e para a vida do bebê. E a forma que vai nascer é que vai gerar essa segurança no dia do nascimento do bebê”, diz a enfermeira obstetra do Hospital Distrital Gonzaga Mota do José Walter, Ineida Sales.
Para auxiliá-la durante o processo, as maternidades dispõem de métodos não farmacológicos para um parto seguro, como a bola de fisioterapia, o cavalinho, que é um aparelho apropriado para estimular o parto normal e posturas que ajudam no alívio das contrações, cama hospitalar que conta com regulação de posição e altura de acordo com a vontade da mãe e, também, a permanência de um acompanhante escolhido pela mulher, alguém com ela se sinta segura.
De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), todas as unidades de maternidade em Fortaleza contam com a assistência humanizada às mães, que são as Unidades do Hospital Distrital Gonzaga Mota do Conjunto José Walter, da Barra do Ceará e Messejana (em reforma), o Hospital Nossa Senhora da Conceição e a Maternidade Dra Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher de Fortaleza).
A Maternidade Escola Assis Chateaubriand, hospital da Universidade Federal do Ceará (UFC), também oferece atendimento humanizado para as mães durante o trabalho de parto. A maternidade está localizada no campus do Porangabussu.
Parto humanizado em Fortaleza
- Hospital Distrital Gonzaga Mota
Endereço: Av. D, 504 - Prefeito José Walter, Fortaleza
Telefone para contato : (85) 3452 9399
- Unidade Barra do Ceará
Endereço: Avenida Dom Aloísio Lorscheider, 1130,Conjunto Nova Assunção
Telefone para contato : (85) 3452 2394
- Unidade Messejana
Endereço: Av. Washington Soares, 7700 (no momento encontra-se em reforma)
- Hospital da Mulher de Fortaleza
Endereço: Avenida Lineu Machado, 155, Jóquei Clube
Telefone para contato : (85) 3233 3896
- Hospital Maternidade Assis Chateaubriand - UFC
Endereço: Rua Coronel Nunes de Melo, S/N - Rodolfo Teófilo, Fortaleza
Telefone para contato: (85) 3366 8501