Clínica Veterinária Jacó, em Fortaleza, realiza 260 procedimentos por dia

A comemoração do aniversário da clínica neste mês impulsionou a campanha de Outubro Rosa, abordando não somente a saúde humana, como também dos animais

A Prefeitura de Fortaleza celebrou os dois anos da Clínica Veterinária Jacó, no bairro Passaré, em um evento realizado na manhã desta quarta-feira, 26. A ação contou com palestra sobre conscientização do câncer de mama nas fêmeas, adoção de pets e apresentação de rações e medicamentos. O atendimento ocorre de segunda a sexta, e, a partir das 8 horas, ocorre a triagem com distribuição de 31 fichas de consultas clínicas, sete fichas de clínica cirúrgica e cinco fichas de ortopedia. Por dia, são realizados 260 procedimentos.

Na ocasião, o secretário de proteção e bem-estar animal de Fortaleza (Coepa), Marcel Girão, disse que o equipamento terá expansão de centros cirúrgicos e consultórios veterinários no próximo semestre.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Desde o início do trabalho da clínica, os profissionais da saúde animal já realizaram 276 mil atividades. De acordo com o secretário, o processo de licitação para a expansão do equipamento já foi iniciado.

"O intuito é duplicar a área da clínica, criar uma área para animais infecciosos e separar a área de cães e de gatos. Com a expansão, teremos mais centros cirúrgicos e consultórios veterinários. Os próprios tutores terão um espaço mais adequado para esperar o atendimento", detalhou o gestor.

A comemoração do aniversário da clínica neste mês impulsionou a campanha de Outubro Rosa, abordando não somente a saúde humana, como também dos animais.

"As fêmeas cadelas e gatas podem ser acometidas por câncer de mama e ovário, por isso estamos realizando este evento de conscientização e estimulo à castração dos pets através dos Vetmóveis", acrescenta Marcel.

O médico veterinário e oncologista da Clínica Veterinária Jacó, Isaac Airam, diz que o equipamento atende de sete a 20 pacientes por mês com câncer de mama. "Nós temos uma demanda alta de pacientes oncológicos com câncer de mama. A identificação do câncer é através de palpação. Os cânceres de mama e pele geralmente são externos, e você consegue reparar a olho nu e no toque."

O médico veterinário reforçou procedimentos importantes para evitar o adoecimento dos pets: "Através da castração, antes do primeiro cio, o paciente tem uma diminuição de 90% da possibilidade de desenvolver câncer de mama. Essa diminuição acontece porque há uma menor estimulação hormonal voltado à mama."

A Clínica Jacó dispõe das especialidades de oncologia, neurologia, ortopedia e cardiologia. De segunda a sexta-feira, são efetuadas ainda cirurgias oncológicas, ortopédicas e de tecidos moles, além de exames como hemograma completo, bioquímicos, testes rápidos, ultrassonografia, radiografia e sumário de urina.


Atendimento aos pacientes de quatro patas

Assídua na clínica e conhecida no bairro por atuar na proteção de animais, Francisca da Silva estava junto com um gato macho chamado Ceará. “Eu o resgatei da rua, em Caucaia. Na época, ele estava com o maxilar deslocado, mas os médicos já conseguiram fazer a correção."

"Estamos juntos há três meses. Vi que ele estava sofrendo muito na rua, mal conseguia comer. Resgatei o Ceará e agora cuido dele. Hoje ele veio à Clínica para tratar da gripe. Eu trouxe ele aqui para tomar soro e o complexo B”, contou Francisca.

Além dos atendimentos na Clínica, um Vetmóvel realiza a castração agendada de animais. Antônia Regina estava na fila aguardando a vez da cachorra Naninha realizar a cirurgia de castração. "Ela é minha companheira. Eu liguei para agendar a consulta. Só consegui depois de cinco meses, mas deu tudo certo."

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Clínica Jacó Vetmóvel Pets castração animais Fortaleza câncer de mama pets fêmeas expansão Clínica Jacó

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar