Pacientes da ala infantil do IJF recebem ações de animação e conscientização no trânsito

As crianças e jovens internados brincaram com os animadores e receberam um kit de pintura educativo

Uma onda de alegria tomou conta da ala infantil do Instituto Doutor José Frota (IJF) na manhã desta sexta-feira, 14. Em clima do Mês das Crianças, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realizaram atividades lúdicas para os pacientes infantis vítimas de acidentes. Entre as lições, estavam os cuidados que devemos ter no trânsito, seja enquanto pedestre, ciclista ou condutor.

Em um ambiente hospitalar, de vulnerabilidade, a brincadeira com as crianças também teve cunho social. “Neste mês, nós realizamos ações para conscientizar as crianças e a gente não pode deixar as que sofreram acidentes. [Buscamos] trabalhar a questão do uso do cinto de segurança, de o papai ou a mamãe não usarem o celular quando estiver dirigindo, de incentivar o uso do capacete”, explica Fátima Evangelista, agente de trânsito e psicóloga da AMC.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Um dos pacientes que aproveitou a ação foi Everlanio Silva Queiroz, de 15 anos. Ele está internado há 16 dias e deverá ter alto ainda nesta sexta. O jovem se envolveu em um acidente com uma motocicleta, guiada por ele mesmo. Ele conta que a ação da AMC, apesar de ser em forma de brincadeira, o sensibilizou.

 Everlanio Silva Queiroz, de 15 anos, sofreu um acidente de moto
Everlanio Silva Queiroz, de 15 anos, sofreu um acidente de moto (Foto: THAÍS MESQUITA)

“Eu mau andava de moto e aí fui teimar, sem capacete. Caí de cabeça na calçada. Isso mostra que a gente tem que estar atento no que faz, por que a gente só se arrepende depois”, conta Everlanio, que brincou dizendo que tão cedo não volta a andar em uma motocicleta.

Somente entre os meses de janeiro e junho de 2022, 485 crianças foram acolhidas no IJF por lesões graves resultantes de colisões no trânsito. A maioria das ocorrências foi de acidentes envolvendo motocicletas, com 167 casos. Na sequência vêm os acidentes com pedestres (150), bicicletas (131) e carros (37).

Durante a manhã, além de cantarem e brincarem com os animadores da AMC, as crianças e jovens ainda receberam material para colorir e desenhar, baseado nas regras de boa convivência no trânsito.

A ação surpreendeu não só os pequenos pacientes, mas também os pais. Por onde os animadores passavam, os responsáveis pelas crianças cantavam paródias, filmavam as apresentações e, inclusive, acompanhavam nas brincadeiras.

Antônia Oliveira Feitosa é mãe da pequena Thayná, de sete anos. A garotinha está internada no IJF após sofrer um acidente de carro quando não utilizava o cinto de segurança. “Meu esposo tentou desviar de um carro e bateu em um poste. Como ela estava sem o cinto, bateu a cabeça”, explica a mãe.

A pequena Thayná sofreu um acidente de carro, quando não estava fazendo o uso de cinto de segurança
A pequena Thayná sofreu um acidente de carro, quando não estava fazendo o uso de cinto de segurança (Foto: THAÍS MESQUITA)

Para Antônia, as brincadeiras educativas são uma boa estratégia para a conscientização no trânsito. “É bom pra gente aprender. A gente sempre tem que lembrar de entrar no carro e logo colocar o cinto, principalmente nas crianças”, constata a mãe, após ouvir apresentação sobre a importância do uso do acessório.

O IJF é referência regional no socorro às vítimas de traumas de alta complexidade, lesões vasculares graves, queimaduras e intoxicações. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Dia das crianças mês das crianças IJF AMC educação no trânsito

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar