Dia D de Multivacinação vai até 16h30min deste sábado para crianças até 14 anos
Risco de reintrodução da poliomielite alerta autoridades de todo o Brasil. Além de imunização contra a doença, postos de saúde estão abertos para atualizar as cadernetas vacinais de todas as crianças de zero a 14 anos
Solange Andrade aproveitou a manhã deste sábado, 24 de setembro, para levar os filhos, Cauã e Ravi, para atualizar a caderneta de vacinação.
Eles foram ao posto de saúde Irmã Hercília Aragão, no bairro São João do Tauape, após a mãe ser informada por uma agente comunitária de saúde que nesta manhã iria ocorrer o "Dia D" de vacinação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"As doenças estão aí, né? É importante estar protegendo", percebe Solange. "Toda campanha e com todas as vacinas que vão surgindo, a gente vem." Neste sábado, os irmãos receberam as doses contra HPV e contra a poliomielite.
A busca por proteger os filhos, entretanto, foi baixa no local. Durante esta manhã, entre as 8 horas e as 9h30min, apenas uma dezena de crianças chegou à unidade de saúde e teve a imunidade reforçada.
A rejeição dos pais às vacinas têm sido o principal motivo e mesmo a busca cotidiana por imunizantes tem sido cada vez menor, conforme relatado por alguns profissionais que preferem não se identificar.
"Sou do tempo em que ainda existiam poucas vacinas na rede do SUS (Sistema Único de Saúde) e assisti a muitas crianças internadas em estado grave e que acabavam falecendo com tétano neonatal, catapora ou diarreia por rotavirus, por exemplo", conta a pediatra Dione Mota.
"Todas essas doenças hoje são perfeitamente controladas com as vacinas. As vacinas são de suma importância para aumentar a imunidade de todos nós e para erradicar algumas doenças", enfatiza.
A médica percebe um "cenário triste e sombrio, com medo de termos surtos de doenças que não deveriam mais existir".
Ela aponta que o período de isolamento devido à Covid-19 fez com que muitas pessoas se afastassem do acompanhamento de rotina. "Mas está na hora de retornar às consultas e reforçar as vacinas. É uma atitude não só individual, mas coletiva. A vacina é um direito coletivo", defende.
Poliomielite
"O momento é de mobilização das famílias para que se sensibilizem em relação a importância da vacinação e levem as crianças nos postos", afirma Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização de Fortaleza.
"A gente está querendo evitar a reintrodução da paralisia infantil e garantir que toda a nossa população infantil estará protegida", destaca.
Vanessa alerta que a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença de consequências irreversíveis e pode levar à morte pela paralisia da musculatura respiratória.
Ela ressalta ainda que as vacinas existem há cerca de 200 anos e só são colocadas no mercado com estudo e comprovação científica.
Conforme dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI/PNI), a cobertura vacinal contra a poliomielite vem em queda.
Neste ano, apenas 46% das crianças estão com as doses em dia. Em 2021, a cobertura foi de 73%. Já os anos de 2020 e 2019 registraram cobertura de 95%, equivalente à meta estabelecida pelo PNI.
"Vacinas são seguras e realmente protegem, mas é preciso tomar antes de adoecer porque são elas que vão prevenir aquela doença", finaliza a coordenadora.
Na última quarta-feira, 21, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) disse que Brasil, República Dominicana, Haiti e Peru correm um risco muito alto de reintrodução da poliomielite.
Segundo o Ministério da Saúde, oito em cada dez municípios brasileiros têm alto risco para reintrodução da doença.
Dia D de Multivacinação
A ação, realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nos 116 postos de saúde da Capital, busca ampliar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.
A atualização do calendário vacinal é fundamental para ampliar a proteção contra doenças.
Das 8 horas às 16h30min deste sábado, 24, os postos de saúde de Fortaleza estão ofertando 16 vacinas:
- BCG: previne tuberculose
- Hepatite A: evita hepatite A
- Hepatite B: previne hepatite B
- Rotavírus: previne contra doenças diarreicas causadas pelo rotavírus
- Pentavalente: previne Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite e outras infecções por Haemophilus influenzae tipo B e Hepatite B
- Vacina Inativada contra a Poliomielite: previne poliomielite (também conhecida como paralisia infantil)
- Vacina Oral contra a Poliomielite: previne poliomielite ou paralisia infantil
- Pneumocócica: previne pneumonia causada pelo pneumococo
- Meningocócica C: previne doenças provocadas pela bactéria Neisseria Meningitidis do sorogrupo C, como meningite e a sepse
- Meningocócica ACWY: previne meningite dos tipos ACWY e meningococcemia
- DTP (Tríplice Bacteriana): previne Difteria, Tétano e Coqueluche
- SCR (Tríplice Viral): previne sarampo, caxumba e rubéola
- Varicela: previne varicela
- HPV: previne cânceres do colo do útero e verrugas genitais
- Febre Amarela
- dT: previne difteria e tétano
Além dos postos, os shoppings Iguatemi, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, North Shopping Bezerra, North Shopping Jóquei, Benfica, Parangaba e Via Sul estão disponibilizando exclusivamente a Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP). O atendimento nos shoppings é das 10h às 16h.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

