Hospital da Criança de Fortaleza zera fila para atendimento na Capital, diz secretária

Hospital acumula 126 mil atendimentos de urgência e emergência para o público infantil da Capital, desde o início do funcionamento

Inaugurado durante a primeira onda da pandemia de Covid-19, o Hospital da Criança de Fortaleza (HCF) completa dois anos de funcionamento. Na manhã desta quinta-feira, 8, a secretária da Saúde, Ana Estela, esteve no auditório da unidade para celebrar a data junto aos profissionais de saúde do local. Em relação aos atendimentos prestados pela unidade e a demanda por cirurgias, o hospital zerou a fila, segundo ela.

A secretária da saúde de Fortaleza apontou que o balanço do atendimento na unidade é “extremamente positivo”. “Esse hospital tem um perfil de atendimento de urgência e emergência de clínica pediátrica, mas também de cirurgias de baixa e média complexidade."

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O hospital acumula cerca de cinco mil cirurgias pediátricas e 126 mil atendimentos de urgência e emergência para o público infantil da Capital, desde o início do funcionamento. 

Além dos pacientes que chegam ao hospital em busca de atendimento, a unidade recebe as demandas que entram no sistema de saúde da prefeitura através de postos de saúde e de policlínicas.

“O intuito é acolher as famílias em um momento em que elas estão se sentindo vulneráveis e sofrendo, como é quando uma criança ou adolescente precisa de atendimento na saúde”, finalizou a Ana Estela.

Maria Eliane, mãe do Francisco Andrey, estava na enfermaria durante a manhã desta quinta, 8. Segundo a mulher, Andrey machucou o braço durante uma partida de futebol com os amigos. O jovem está desde segunda-feira no HCF para tratar o trauma.

“Ele tropeçou e caiu junto a um colega, machucando o braço. Fomos encaminhados da nossa cidade, Mulungu, Serra de Baturité, para o Instituto Dr. José Frota e depois para o HCF.”

“O atendimento tem sido ótimo. O médico responsável por ele foi muito educado. O atendimento foi bem humanizado. Agora o Andrey só vai precisar voltar em 12 dias para o retorno no Hospital, para fazer alguns exames de rotina. Eu só tenho coisas boas a dizer daqui”, diz Maria Eliane.

Quem também estava satisfeita com o atendimento era Rita de Andrade, mãe da Maria Evelyn, de 1 ano e dez meses.

“Quando nós chegamos aqui, no último sábado, ela estava com uma febre muito alta. Depois aos exames preliminares, a médica viu que a bebê estava com infecção no sangue. Depois disso, a minha filha foi internada. Estar aqui e ter esse suporte é muito bom. Eles acompanham bem as crianças e dão os remédios na hora certa. Isso é um alívio."

Detalhes da unidade

O Hospital da Criança de Fortaleza faz parte da Rede de Atenção à Saúde, de nível secundário, para os atendimentos de baixa e média complexidade, atendendo à demanda de pronto-atendimento clínico pediátrico, com regulação de pacientes elegíveis para cirurgias pediátrica, traumatológica e otorrinolaringológica.

Dentre as cirurgias mais realizadas na Unidade, estão:

- Otorrinolaringológica - amigdalectomia, adenoidectomia, adenoamigdalectonia e cauterização dos cornetos;

- Traumatologia (urgências) - fraturas (cotovelo, rádio, tíbia, tornozelo);

- Cirurgias pediátricas gerais - postectomia, hernioplastia inguinal e epigástrica, exérese de cistos, apendicectomia.

Os pacientes acolhidos no HCF que necessitam de cirurgias são regulados por meio da Central de Regulação do Município, seguindo a Política Nacional de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a regulação, o usuário aguarda o agendamento do seu procedimento ou serviço de saúde. O período para o atendimento depende de fatores como classificação de risco, ordem cronológica e disponibilidade de vagas.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Hospital da Criança de Fortaleza Cirurgias Fortaleza Ana Estela Secretaria Municipal de Saúde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar