Etufor altera linhas de ônibus para atender área comercial do Centro de Fortaleza
Mudança tem como objetivo incentivar o comércio na região e facilitar o deslocamento dos consumidores e lojistas
Algumas das linhas de ônibus que circulam pelo Centro de Fortaleza terão seu itinerário alterado a partir deste sábado, 27, para atender áreas comerciais. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), as rotas alteradas serão: (308) Lagoa/Demócrito Rocha/Centro; (316) Genibaú/Centro; (307) Itaoca/Jardim América e (314) Henrique Jorge/Centro.
Confira o esquema da alteração:
É + que streaming. É arte, cultura e história.
De acordo com a Etufor, a alteração tem como objetivo aproximar as linhas de ônibus da área de maior fluxo de passageiros, como as ruas Senador Pompeu e General Sampaio.
Em maio deste ano, outras duas linhas, a (374) Aracapé/Centro e a (385) Conjunto Ceará/Centro, já tiveram seu itinerário ampliado.
Novos pontos
Na rua Senador Pompeu, entre a rua São Paulo e a avenida Duque de Caxias, foram implantados três pontos de parada que já estão marcados e sinalizados. Agora, além da linha (132) Leste Oeste/Centro, que já trafegava pela via, passam a transitar as linhas (307) Itaoca/Parangaba e (314) Henrique Jorge/Centro.
Já a rua General Sampaio já conta com 17 linhas operando, além de faixa exclusiva para ônibus. Com a alteração, as linhas (308) Lagoa/Demócrito Rocha/Centro e (316) Genibaú/Centro passam a trafegar pela rua, retornando pela rua Senador Alencar.
Sinalização renovada
A rua Senador Pompeu, no trecho compreendido entre a rua Dr. João Moreira e a avenida Duque de Caxias, ainda teve toda a sinalização revitalizada. Os serviços contemplaram renovação de faixas de pedestres, cruzamentos semaforizados e projetos-escola. A rua General Sampaio também recebeu reforço na sinalização no entorno da Praça da Estação.
Benefício para o comércio
A mudança foi implementada após solicitação da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza. De acordo com Assis Cavalcante, presidente da Instituição, a alteração nas linhas beneficiará clientes e comerciantes.
"Muita gente deixava de comprar no Centro porque apanhavam muitos ônibus ou porque as paradas eram muito distantes do miolo do Centro de Fortaleza. Com isso, nós vamos ter uma maior facilidade para o consumidor fazer suas compras", explicou.
"Agora, os lojistas estão mais animados em gerar mais emprego e renda neste corredor comercial. E o melhor de tudo é que no final do expediente os nossos colaboradores vão andar menos, tanto para descer, quanto para embarcarmos nos ônibus", completou o presidente da CDL.
Segundo Assis Cavalcante, antes do período da pandemia, o Centro da Capital recebia cerca de 350 mil pessoas por dia. Atualmente, o número caiu para 190 mil frequentadores.
"Nós queremos voltar a ter esse público. O Centro de Fortaleza não consegue crescer se não for com o apoio do transporte coletivo", afirmou.
Tarifa Zero
O presidente da CDL, Assis Cavalcante, ainda comentou sobre o projeto de implementação da tarifa zero nas linhas de ônibus do Centro. O projeto, de autoria do do deputado estadual Salmito (PDT), prevê o funcionamento no horário de pico, entre 9 e 16 horas.
"Nós temos uma ansiedade grande para que isso ocorra, porque isso vem contribuir para que a gente possa gerar mais emprego e renda", disse. A proposta começou a tramitar na última quarta-feira, 24 de agosto, na Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE).