Festejos de Iemanjá são encerrados na Praia do Futuro; veja fotos

A celebração também aconteceu na Praia de Iracema, nos dias 14 e 15. Entrega de oferendas ao mar no pôr do sol concluiu homenagem à orixá

O dia 15 de agosto, feriado em homenagem à Nossa Senhora da Assunção, padroeira de Fortaleza, encerrou os festejos à Iemanjá, iniciados ainda no domingo, 14. Os fiéis da orixá das águas foram até a Praia do Futuro e de Iracema e lançaram as oferendas ao mar no final da tarde. Há 72 anos, a data é reservada para a festa, que ficou dois anos sendo realizada apenas de forma remota por causa da pandemia de Covid-19.

Patrimônio Imaterial de Fortaleza desde 2018, o tema da festa neste ano foi “As águas de volta com a fé” — uma alusão à celebração presencial nos eventos organizados pela União Espírita Cearense de Umbanda (Uecum), na Praia do Futuro, e pela Associação Cultural Afro Brasileira Pai Luiz de Aruanda, na Praia de Iracema. Ambos os eventos contaram com o apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Esta é a festa mais importante para nós, umbandistas. É a celebração para Iemanjá, a rainha do mar. Aqui na Praia do Futuro, ela acontece há 57 anos, mas nos últimos dois foi feita apenas de forma virtual, pela internet, com apoio da Secretaria de Cultura do estado e realizada no Theatro José de Alencar”, lembra Mãe Tecla do Oxossi, presidente da Uecum.

“Poder celebrar presencialmente é gratificante, apesar da pandemia não ter acabado totalmente. Mas esses momentos virtuais de 2020 e 2021 também foram muito importantes, pois destacaram as memórias históricas da Festa de Iemanjá, registrando relatos de Mãe Suzana e Mãe Maria Branca, pessoas que hoje não estão mais aqui”, afirma.

Para 2023, a Mãe Tecla do Oxossi faz votos de que o Brasil passe por mudanças: “O país precisa de transformação. Ninguém aguenta mais tanta intolerância e preconceito em relação às religiões africanas, assim como o ódio que se manifesta na forma de homofobia e do feminicídio”, conclui.

Um grupo de cerca de 40 vaqueiros da Fazenda São Francisco, localizada na Cidade 2000, estava na Praia do Futuro aproveitando o feriado no mesmo trecho de praia onde a Festa de Iemanjá era realizada. “A gente sempre se encontra no dia 15 de agosto porque ficamos de folga e já virou tradição vir de cavalo até a praia, só pra gente se divertir”, diz o vaqueiro Aldeir Acioli, o Dudu. “Apesar do grupo ser grande e ter gente de tudo que é religião, a convivência é tranquila e ninguém acha ruim a Festa de Iemanjá acontecer aqui. Não temos besteira de preconceito”, ressalta.

No Brasil, o dia dedicado a Iemanjá é, oficialmente, 2 de fevereiro, mesma data de celebração de Nossa Senhora das Candeias, padroeira de Salvador. Em Fortaleza, a data é 15 de agosto, Dia de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade.

Para dar continuidade aos festejos na capital, o Theatro José de Alencar vai encerrar a III Festa de Iemanjá “Mãe Patrimônio do Ceará”, na quarta-feira, 17, com roda de conversa transmitida pela internet, afoxé, roda de batuque e feira coletiva.

Veja fotos dos festejos de Iemanjá

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

festa iemanja dia de nossa senhora de assuncao praia do futuro umbanda candomblé praia de iracema

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar