Parada LGBTQIA+ é realizada em Fortaleza neste domingo: veja fotos do desfile

XXI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará oferece shows e eventos desde o sábado, 6. Programação segue neste domingo e se encerra às 22h com apresentações de artistas na avenida Beira Mar

Após um longo período sem poder celebrar a diversidade de sexualidades em plena avenida, ao som de música e com muitas cores e brilhos, a XXI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará é realizada neste momento na orla da cidade. O início do desfile foi às 17h30min, saindo do trecho em frente ao hotel Beira Mar (avenida Beira Mar, 3.130 - Meireles).

A programação oficial deve se estender até as 22h e terá apresentação de Deydianne Piaff e discotecagem nos trios elétricos com os DJs Supremma, Marcelo Fort e Lucas Baber,além de shows com Yasmin Férrer e Bryan Lima.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“A parada é o maior evento dos nossos movimentos sociais na luta pela vida e pelos direitos humanos. Foram dois anos sem parada, devido ao contexto pandêmico, por isso estamos mais felizes ainda por podermos celebrar na avenida Beira Mar, no que é a terceira maior parada do país”, destacou Labelle Silva Rainbow, coordenadora executiva da Coordenadoria da Diversidade Sexual de Fortaleza.

“O tema deste ano é ‘Vivas e nas ruas: voto contra o fascismo e a LGBTfobia’, que é extremamente necessário no atual contexto brasileiro, com o avanço do conservadorismo e retirada dos direitos. A nossa luta é por uma vida digna, mas também celebramos a nossa diversidade”, completou.

Dediane Souza, integrante da Comissão Política do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab), aponta que a parada está no calendário de eventos de Fortaleza e do Ceará que ela se propõe a ser patrimônio imaterial da cidade, por causa de suas dimensões e simbolismo. “A parada é uma mistura de evento, manifesto, festa e luta. Era para celebrarmos a 23a parada mas houve a quebra por causa da pandemia. Vivemos no contexto de violência e vulnerabilidade em um dos estados que mais assassina LGBTQIA+ no Brasil, e um evento como esse é necessário para mostrar que existimos e resistimos”, frisou.

Symon Moraes, estudante de História da Universidade Federal do Ceará (UFC), está na avenida. “Estou muito feliz por celebrar o amor libertador. Estar aqui hoje é uma reverência a quem esteve nas ruas antes de mim lutando para que eu pudesse estar aqui hoje”, ressaltou.

A Parada pela Diversidade Sexual do Ceará é uma realização do Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) em parceria com outras organizações do movimento social LGBTI+ do Ceará, com apoio da Prefeitura de Fortaleza. (Com Clara Menezes)

Veja a galeria de fotos da parada:

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar