Fortaleza terá mutirão contra dengue, chikungunya e zika vírus nesta quinta, 4

O mutirão leva ações educativas e de combate ao mosquito transmissor das arboviroses.

A Prefeitura do Fortaleza promove nesta quinta-feira, 4, das 8 às 12 horas, mais um mutirão contra dengue, chikungunya e zika vírus, enfermidades conhecidas como arboviroses. As ações acontecem nos bairros da Granja Portugal, Conjunto Ceará I e Conjunto Ceará II. Cerca de 11 mil imóveis devem ser vistoriados. De forma direta e indireta, 112 mil pessoas devem ser beneficiadas. 

As áreas escolhidas para as ações apresentaram um maior índice de infestação do mosquito e risco de adoecimento da população, de acordo com indicadores entomológicos e epidemiológicos, segundo o último levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Nas abordagens, os agentes de endemias também realizam um trabalho educativo com a população. É importante lembrar ainda que as chuvas intermitentes associadas às altas temperaturas são um período propício para a proliferação do mosquito. Por isso, os fortalezenses não podem descuidar das ações de prevenção em casa, já que 80% dos focos dos mosquitos são encontrados dentro das residências”, reforça o gerente da célula de vigilância ambiental e riscos biológicos, Atualpa Soares.

Arboviroses no Ceará

Dados do último boletim epidemiológico sobre arboviroses urbanas da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) indicam que, em 2022, foram notificados 125.750 casos suspeitos de arboviroses, destes, 54,9% foram de dengue e 43,8% foram de chikungunya. Observa-se um incremento de 225,5% no número de casos notificados de arboviroses quando comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Entre janeiro e julho de 2022 foram notificadas no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) 48.150 suspeitas de dengue e de chikungunya. Dessas, 47,4% (22.807) foram confirmadas e 7.578 ainda estão sendo investigadas. As notificações das últimas oito semanas mostram tendência de queda na transmissão dessas doenças, uma redução média de 35,1% para chikungunya e 30,2% para dengue.

Denúncia

Nos casos de espaços públicos ou terrenos abandonados que possuem irregularidades, como possíveis focos do mosquito, a Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para denúncias na sede das Regionais ou por meio do 156.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

arboviroses vírus dengue chikungunya zika vírus mutirão prefeitura de fortaleza fortaleza saúde

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar