Balneabilidade das praias de Fortaleza é desconhecida há mais de dois meses; entenda

Em abril de 2022, quando o último boletim foi divulgado, sete de 32 trechos do mar da Capital estavam próprios para banho

Os fortalezenses estão sem saber a qualidade da água do mar da Capital há mais de dois meses, desde o dia 24 de abril deste ano. Desde esse dia, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) deixou de fazer novos boletins com os dados sobre a qualidade das águas, devido à falta de meio de cultura. A informação foi confirmada por Liliane Lira, gerente de Análise e Monitoramento (Geamo) da Semace.

Conforme a gestora, o processo licitatório para aquisição do meio de cultura encontra-se em fase final. “Logo que concluído, retornaremos aos monitoramentos das praias da capital e do estado”, garantiu. Ela não estimou, contudo, quando o serviço deve ser retomado. O último monitoramento nas praias do Ceará refere-se ao mês de março deste ano.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Na última análise realizada em abril, sete de 32 trechos do mar da Capital estavam próprios para banho, sendo a maior parte deles na parte central da orla, entre a rua João Cordeiro e o espigão da avenida Desembargador Moreira. Na época, somente o trecho entre o posto dos Bombeiros 6 e a Praça 31 de Março estava próprio para banho na Praia do Futuro.

Já nas outras praias da orla cearense, em análise realizada em março deste ano, somente o trecho do Lagamar do Cauípe estava com classificação de balneabilidade “Em alerta”, de acordo com classificação da Semace. As demais praias estavam próprias para banho.

A Semace aconselha ainda que a população evite nadar ou praticar outros esportes náuticos em locais com manchas de coloração vermelha, marrom ou azul-esverdeada, assim como é recomendável evitar o consumo de frutos do mar desses locais.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

balneabilidade em fortaleza praias fortaleza qualidade águas do mar ceará locais próprios mar fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar