Patrimônio imaterial de Fortaleza: Festa de São Pedro se encerra com procissão de jangadas

A comemoração completa 10 anos de registro como patrimônio imaterial da cidade de Fortaleza

A Igreja dos pescadores encerra a Festa de São Pedro nesta quarta-feira, 29. A comemoração completa 10 anos de registro como patrimônio imaterial da cidade de Fortaleza. A programação começa com celebração de missa às 8 horas, seguida de procissão de jangadas, além de show de Alice Mel.

Na ocasião, a imagem do padroeiro da comunidade pesqueira embarca para alto-mar e retorna horas depois, em meio a muita festa. Além disso, o Grupo Cultural Mira Ira marcará presença no local, às 20h.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Tida como uma celebração da fé e da fartura, a Festa de São Pedro dos Pescadores ocorre todo 29 de junho. Para marcar a data, o evento compõe a tradição da cultura litorânea cearense. A Festa ocorre desde a década de 1930, nas proximidades da Igreja de São Pedro dos Pescadores, no bairro Mucuripe, em Fortaleza.

O festejo popular configurou-se como o primeiro bem imaterial registrado na Cidade, sendo incluída no Livro das Celebrações por meio do Decreto N° 13.030. A Igreja de São Pedro foi incluída no Livro de Lugares pelo Decreto N° 13.031.

"É um dia de reviver algumas lembranças que ainda tenho dos meus pais e avós. Nasci em uma família de pescadores, desde os meus 12 anos que participo disso aqui", relata o pescador José Carlos, 56.

 

 

A igreja de São Pedro dos Pescadores é um bem tombado e registrado como Patrimônio Cultural de Fortaleza. Os festejos de São Pedro dos Pescadores são de grande importância para a memória de toda a comunidade pesqueira.

29/06

  • 20h - Grupo Cultural Mira Ira
  • 22h - Encerramento da exposição fotográfica “Pescando histórias: os trabalhadores da pesca no  Grande Mucuripe”.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Fortaleza Igreja dos Pescadores Festa de São Pedro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar