19 banhistas são salvos de afogamentos no feriadão na Praia do Futuro; veja dicas de prevenção

Os regastes foram realizados na quinta-feira (8 salvamentos), sábado (2 salvamentos) e domingo (9 salvamentos)

Dezenove banhistas foram salvos de afogamentos na Praia do Futuro nos últimos dias. A princípio, os guarda-vidas do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) atuaram em oito resgates na quinta-feira, 16. No sábado, 18, dois banhistas foram resgatados e no domingo, 19, mais nove banhistas foram retirados do mar, em situação de risco.

Além dessas ações, a corporação atuou em um atendimento pré-hospitalar (APH) em um episódio de mal súbito, na quinta-feira; em 145 prevenções de afogamentos no sábado e no resgate de uma criança e entregue aos familiares, no domingo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Tipos de óbitos por afogamento


Em síntese, a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) realizou um levantamento com dados sobre o tipo de óbitos por afogamento. Segundo o órgão, 75% dos óbitos em meio aquático são registrados em rios, lagoas e represas. Mais de 80% das mortes acontecem pelas vítimas ignorarem os riscos, não respeitarem limites pessoais, por ingerirem bebidas alcoólicas antes do acidente e desconhecerem como agir no momento do afogamento.

Prevenção

O Corpo de Bombeiros recomenda que, ao chegar na praia, o banhista deve tentar tomar banho próximo ao Guarda-Vidas. Caso não tenha um na área escolhida para o banho, o ideal é procurar informações sobre o local, profundidade, correnteza e nunca deixar crianças desacompanhadas.

A Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) também faz alertas. "Devemos sempre promover a prevenção ao afogamento e assim todos vivem e encerram o veraneio de forma tranquila e feliz".

Confira alguns pontos importantes citados pela Sobrasa:

1. Se beber, não entre no mar! Mar não tira ressaca, tira a vida, se você entrar embriagado!
2. Se tiver com seus filhos e outras crianças, não dê atenção ao celular, seu foco é a criança! Não converse no WhatsApp enquanto estiver sendo responsável pela vida de outros.
3. Selfies apenas em lugares seguros! Pontão de falésias, píer com sinais de desabamento, pedras pontiagudas, estes não são locais seguros, você pode se desequilibrar e cair!
4. Se está “turistando” em praias desconhecidas e/ou primitivas, procure saber sobre as condições do mar daquela região, antes de entrar no mar. Se não tiver guarda-vidas por perto, converse com os nativos ou frequentadores.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Salvamentos Corpo de Bombeiros Praia do Futuro

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar