Conjunto residencial em Fortaleza é alvo de roubos e disputa entre facções; veja relatos

Moradores do Conjunto Abelardo Rocha estão se mudando e colocando placas de aluga-se nos imóveis. Comerciantes também são alvo dos criminosos

O Conjunto Abelardo Rocha, no bairro Mondubim, em Fortaleza, tornou-se alvo dos criminosos e estaria sendo usado como ponto de disputa de facções criminosas. Os moradores e comerciantes do local relatam que indivíduos armados invadem as residências e comércios para roubar, picham os muros com siglas de facção e afirmam que "é guerra" entre duas organizações criminosas que tentam tomar a área. A Polícia Militar afirma que realiza ações no bairro nesta sexta-feira, 17, e a Polícia Civil está investigando as pichações com mensagens de apologia ao crime. 

De acordo com um dos comerciantes do Residencial, de nome preservado por questões de segurança, os roubos têm acontecido até duas vezes por semana, durante o dia ou à noite. Há relato de que uma casa foi arrombada com os moradores presentes e adultos e crianças ficaram sob a mira das armas.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Essa semana entraram era 8 horas  da noite. A pessoa em casa, com crianças. Eles dizem que é guerra, que estão em guerra com uma outra facção e estão pichando as casas também. As pessoas estão se mudando e colocando placas de aluga-se", relata o comerciante ouvido pelo O POVO. A pessoa afirma ainda que clientes ficam com medo de frequentar os estabelecimentos comerciais e, mesmo com o uso de grades, os criminosos atacam.

Outra vítima ouvida pelo O POVO, também de nome preservado, relata que teve a residência invadida no dia 1º de junho. "Levaram tudo meu", ela diz.  Foram televisores, um que a vítima havia comprado há três meses, notebook, aspirador de pó, perfumes e até colchas de cama, toalhas e roteador de internet. 

Conforme a fonte, nas outras casas as pessoas foram feitas reféns. "Tenho medo de sair para trabalhar e quando chego também tenho medo", lamenta.

PMCE realiza ações no bairro nesta sexta-feira, 17

 

Por meio de nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que as ações preventivas no bairro Mondubim, desta sexta-feira, 17, são coordenadas pelo Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp).

A pasta ressalta que os policiais militares são capacitados com a doutrina de policiamento de proximidade e gestão de conflitos e realizam patrulhamento ostensivo e acompanham o caso. "Medida faz parte de um protocolo policial específico gerenciado pelo batalhão especializado para esse tipo de ocorrência. Além disso, equipes da Força Tática (FT) do 21º Batalhão (BPM) e do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) também reforçam o policiamento da região a fim de identificar e prender os autores dos crimes relatados pelos moradores", informa.

Polícia Civil investiga roubos e autoria das pichações 

 

De acordo com a SSPDS, a Polícia Civil investiga a ocorrência por meio do 8º Distrito Policial. São realizadas diligências para investigar os roubos e a autoria das pichações com mensagens e apologia ao crime no bairro.

A nota informa que todos os casos que chegam ao conhecimento das forças de segurança são investigados pela Polícia Civil. "A SSPDS frisa ainda que é imprescindível que qualquer tipo de crime seja comunicado às autoridades por meio do Disque Denúncia da SSPDS, pelo número 181, ou registrado em unidades policiais da PC-CE. Os crimes também podem ser registrados por meio de Boletim de Ocorrência (BO), na Delegacia Eletrônica (Deletron), no site https://www.delegaciaeletronica.ce.gov.br, em qualquer hora do dia ou da noite", informa.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segurança Pública Ceará insegurança Fortaleza polícia Militar Ceará Polícia Civil Ceará facções criminosas Ceará

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar