Superlua altera paisagem e favorece clima de romantismo na Beira Mar de Fortaleza
Casais aproveitaram o evento astronômico como um programa a dois na Praia de Iracema, após o tradicional pôr do sol no Espigão da Rua João Cordeiro
Foi sob olhares atentos e smartphones bem posicionados que a primeira Superlua de 2022 surgiu no céu de Fortaleza na noite desta terça-feira, 14. O evento astronômico foi contemplado por turistas e fortalezenses em diferentes pontos da cidade, principalmente na faixa litorânea. Aparentemente maior e mais brilhante do que o normal, a Lua deu o ar da graça no lado oeste da Capital ao mesmo tempo em que as luzes do entardecer se dispersava na atmosfera.
Na Praia de Iracema, o fenômeno chamou a atenção de quem foi ao Espigão da Rua João Cordeiro. O local, que oferece vista privilegiada ao pôr do sol que é cartão-postal da Cidade, também se transformou em ponto de contemplação da superlua. A bartender Mariana Queiroz, 22, aproveitou o fim do expediente para apreciar e fotografar o fenômeno. “Trabalho aqui perto e às vezes venho pra cá ver o pôr do sol, mas hoje o que tá valendo mesmo é essa Lua linda. Eu não sabia que seria hoje, fui surpreendida”, conta.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao surgir no horizonte, a Lua apresentava coloração mais alaranjada. Durante a noite, a tonalidade sofreu variações, podendo também ser vista amarelada e avermelhada. As mudanças, que são causadas pelo efeito óptico da refração atmosférica, deixaram o ambiente celeste ainda mais exuberante, abrindo espaço para o romantismo entre os casais que decidiram aproveitar o momento em par.
Foi o caso das consultoras financeiras Jaqueline Ferreira, 37, e Luna Lira, 32, que vieram do Espírito Santo aproveitar uns dias de folga na Capital cearense. Para elas, o evento astronômico teve um significado mais do que especial. “A gente veio aqui para comemorar o aniversário dela”, disse Luna em referência a Jaqueline, que afirmou ter recebido a Superlua como um “big presente” de sua amada.
“Esse movimento de parar, de contemplar, principalmente quando a gente está tão conectado o tempo todo, é muito especial. Eu, inclusive, estou aqui sem no celular para nem ter o perigo de tentar me distrair. Acho que deixar ele guardadinho uns minutinhos faz bem, diante do acontecimento tão maravilhoso que estamos tendo o privilégio de acompanhar”, acrescentou a aniversariante.
O surfista João Mateus, 22, também aproveitou o momento para contemplar o horizonte lunar com sua namorada. Para ele, o dia ficou marcado pelo “casamento perfeito” entre a dispersão dos raios solares e o aparecimento da Superlua. “Hoje eu me impressionei, porque tivemos um pôr do sol incrível e ao mesmo tempo uma Lua surgindo de forma espetacular. Foi irado, beleza de sobra dos dois lados, um dia que considero único”, disse.
Embora especial para quem contempla, a Superlua é mais comum do que se imagina, segundo o astrônomo e diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro. Ele explica que o fenômeno não resulta de nenhuma variável atípica no universo da astronomia e tão pouco é capaz de alterar o ciclo natural do satélite.
“Não houve nada de diferente em relação ao comportamento normal da Lua. Ela não ficou maior ou mais brilhante, isso depende muito da atmosfera. O que houve foi a coincidência da Lua cheia ocorrer no dia que ela, relativamente, está mais próxima da Terra, o que chamamos de perigeu, mas isso não a deixa maior”, explica.
Durante o perigeu, acrescenta o especialista, a Lua fica a aproximadamente 354 mil quilômetros da Terra, a menor distância possível. A aproximação pode acontecer em qualquer uma das quatro fases (nova, crescente, cheia e minguante) do satélite, mas quando registrada em período de Lua cheia, ocorre a chamada Superlua. “Esse termo, na verdade, é apenas um apelido. De super, a Lua não tem nada em relação ao seu tamanho normal”, afirma Carneiro.
De acordo com o calendário astronômico de 2022 divulgado pela Nasa, duas Superluas serão registradas neste ano. Além da que ocorreu nesta terça-feira, 14, há uma outra prevista para o dia 13 de julho.
OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES