Corpus Christi: veja o que funciona em Fortaleza no feriado

Governadora do Ceará decretou ponto facultativo no Estado nos dias 16 e 17 de junho. Lei municipal prevê feriado em Fortaleza no dia de Corpus Christi, próxima quinta-feira, 16

A próxima quinta-feira, 16, dia de Corpus Christi, e a sexta-feira, 17, serão de ponto facultativo no Ceará. Na manhã desta terça-feira, 14, Izolda Cela, governadora do Estado, afirmou que a medida será publicada em decreto. Em Fortaleza, desde 2003 a lei 9.093 prevê feriado no dia de Corpus Christi, ou seja, na Capital cearense o próximo dia 16 de junho é oficialmente feriado. O prefeito José Sarto também, decretou ponto facultativo na sexta.

Vale lembrar que a data não é considerada um feriado nacional, estes são definidos pela lei 662/1949. De acordo com o artigo 1º, apenas as datas de 1º de janeiro, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 2 de novembro, 15 de novembro e 25 de dezembro são consideradas como dias de feriado em todo o Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Além das datas citadas na lei 662/1949, o dia 12 de outubro também passou a ser considerado feriado nacional desde 1980. A lei 6.802 declara feriado para culto público e oficial à Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Em âmbito federal, a portaria 14.817/21 já havia determinado ponto facultativo para esta quinta-feira, 16, desde dezembro de 2021. Já nesta terça-feira, 14, uma portaria do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União, estabeleceu que a próxima sexta-feira, dia 17, também será de ponto facultativo.

Agências bancárias

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Ceará (Seeb-CE), não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado do dia 16 de junho, quinta-feira (Corpus Christi).

Mesmo nos municípios em que a data tenha sido antecipada e não seja feriado, não haverá expediente bancário. Já na sexta-feira, 17 de junho, o atendimento ao público nas agências volta a ocorrer normalmente.

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fecham na quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17 de junho, devido ao feriado de Corpus Christi e ao ponto facultativo definido na Portaria ME Nº 5.407, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Supermercados

Segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), os supermercados funcionarão normalmente, conforme horário individual de cada estabelecimento.

Ceasa-CE

De acordo com a assessoria de comunicação da Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa-CE), o mercado atacadista funcionará normalmente. Apenas a administração será fechada nos dias 16 e 17 de junho.

Saúde

A Prefeitura de Fortaleza manterá dois postos de saúde em funcionamento de quinta-feira a domingo, 16 a 19 de junho, exclusivamente para vacinação de rotina. Os postos Paulo Marcelo e Messejana funcionarão das 8 às 17 horas.

Para atendimentos de urgência e emergência, Fortaleza conta com 12 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sendo seis delas administradas pelo Município (Vila Velha, Cristo Redentor, Bom Jardim, Itaperi, Jangurussu e Edson Queiroz), todas funcionando 24 horas por dia.

Na campanha contra a Covid-19, a Prefeitura de Fortaleza segue realizando a aplicação do imunobiológico nos pontos de vacinação divulgados no Portal da Prefeitura.

Postos de saúde abertos para vacinação de rotina de quinta-feira a domingo (16 a 19/06):
Posto Paulo Marcelo (Rua Vinte e Cinco de Março, 607 – Centro)
Posto Messejana (Rua Coronel Guilherme Alencar, s/n – Messejana

Farmácias

Pelas redes sociais, o Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE) confirmou o funcionamento normal das farmácias do Ceará durante esta semana.

Postos de gasolina

O funcionamento dos postos de gasolina sediados em Fortaleza e no interior do Estado será normal na quinta, 16, e na sexta, 17, de acordo com o Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado (Sindipostos-CE).

Transporte público

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) garante a oferta de ônibus com operação especial. A frota operará, na quinta-feira, 16, com a programação de domingos e feriados. Já na sexta-feira, 17, a oferta será a mesma de um dia útil, mas adequada à demanda devido ao ponto facultativo.

Trânsito

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuará com as equipes em campo organizando a circulação de veículos e pedestres, atendendo às ocorrências e coibindo comportamentos irregulares.

Lojas e comércios

Pela redes sociais, o Centro Fashion Fortaleza comunicou que funcionará normalmente durante os próximos dias, das 9 às 19 horas. Além disso, diversos Mercados da Capital permanecerão abertos durante o feriado de Corpus Christi, por exemplo, o Mercado São Sebastião (das 5 às 13 horas), o Mercado dos Peixes do Mucuripe (das 5 às 23 horas), o Mercado da Vila do Mar (das 7 às 22 horas) e o Mercado Central (das 8 às 16 horas).

Enel

A Enel Distribuição Ceará informou que as suas lojas deverão fechar na próxima quinta-feira, 16, e serão reabertas na sexta-feira, 17. Já a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) afirmou que funcionará em regime de plantão para manutenção das redes de água e esgoto. Não haverá atendimento nas lojas na quinta-feira, 16.

Shoppings

De acordo com o Shopping Parangaba, o funcionamento seguirá normal durante o feriado. As lojas, quiosques, praça de alimentação e as áreas de lazer operam das 10h às 22h. A academia situada no empreendimento abre de 8h até às 14h. Já o cinema estará aberto de acordo com os horários das sessões.

O RioMar Fortaleza e o RioMar Kennedy manterão o funcionamento normal, 10h às 22h, dos quiosques, das operações de alimentação e de entretenimento. A excessão são as unidades de órgãos públicos e banco, situadas nos shoppings, que estarão fechadas. As academias, lotérica e clínicas de saúde abrirão com horários diferenciados, estipulados por cada empresa.

O Shopping Benfica comunicou que suas lojas e os quiosques funcionarão normalmente. Apenas as agências da Caixa Econômica e do Santander, a Lotérica, a Casa do Cidadão, a Prevtop, o TJCE e o laboratório estarão fechados.

Lojas e quiosques dos shopping centers do Grupo Ancar na Grande Fortaleza - North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping - estarão funcionando normalmente na quinta-feira, 16, feriado de Corpus Christi. Nos quatro shoppings, as praças de alimentação estarão abertas das 10 às 22 horas. As salas de cinema também estarão em funcionamento, conforme programação.

Da mesma forma, na sexta-feira, dia 17, e no final de semana, o funcionamento será normal nos shoppings do Grupo Ancar. No sábado, 18, lojas, quiosques e praça de alimentação funcionarão das 10 às 22 horas. No domingo, 19, lojas e quiosques das 13 às 21 horas e Praça de alimentação, das 11 às 22 horas.

No entanto, alguns serviços específicos estarão fechados neste feriado. No North Shopping Fortaleza, a Loteria Santiago não vai funcionar. No Via Sul Shopping, estarão fechadas a agência da Caixa Econômica e a unidade da Clínica Sim. No North Shopping Maracanaú, estarão fechadas as unidades da Caixa Econômica, Caixa Aqui, Detran, Fortran e CCI, e a Smartfit funcionará das 8 às 14 horas.

VetMóveis e Clínica Veterinária Jacó

A Clínica Veterinária Jacó e as unidades do VetMóvel funcionarão normalmente na quinta-feira, 16, e não prestarão serviços na sexta-feira, 17. Atualmente, uma das unidades itinerantes do VetMóvel está funcionando no bairro Jangurussu e a outra está em processo de transferência para o Pirambu. A unidade fixa do VetMóvel está localizada ao lado da Clínica Veterinária Jacó, realizando apenas castrações sob agendamento.

O projeto é gerenciado pela Coordenadoria Especial de Proteção e Bem-Estar Animal (Coepa). O agendamento para castrações de animais é realizado exclusivamente pelo telefone 156.

Fiscalização

O trabalho da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) nas mais diversas áreas, tais como: direito do consumidor, poluição sonora e visual, comprovante da vacina nos estabelecimentos, descarte irregular de lixo, entre outros, é considerado serviço essencial e seguirá acontecendo em todo o âmbito de Fortaleza.

A Agefis pode ser acionada pela população por meio de três canais de denúncia: o aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), o site Denúncia Agefis e o telefone 156.

Assistência Social

Conforme o decreto de ponto facultativo, a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) informa que os Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e os Centros de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centros Pop) e Centro de Convivência para Pessoas em Situação de Rua estarão fechados.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Corpus Christi Ponto Facultativo no Ceará Feriado em Fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar