Passeios de barco pelo rio Ceará conciliam lazer e educação ambiental; veja fotos

O POVO esteve em um desses passeios no último sábado, 11, guiado pelo ambientalista Juaci Araújo. "É uma escola dentro do rio", afirma

No extremo Oeste de Fortaleza, o rio Ceará marca a divisa com o município de Caucaia. O curso d'água faz parte das mais bonitas paisagens alencarinas, guarda episódios do início da formação da Capital e é berço de um rico ecossistema. O conjunto pode ser vivido por meio de passeios de barco organizados por moradores locais e educadores ambientais.

"É uma escola dentro do rio. As pessoas podem conhecer, entender e interpretar o ambiente, tanto suas coisas positivas como as negativas. Aqui a gente fala de história, de geografia, de biodiversidade, dos povos tradicionais... Todas as conexões que temos", explica o ambientalista Juaci Araújo, durante um desses passeios no último sábado, 11.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Há 21 anos, ele organiza atividades voltadas à conservação do rio Ceará; desde ações vinculadas à Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar até, como ele chama, as trilhas aquáticas para intepretação ambiental. "Meu papel aqui é como um transformador social e mobilizador. É preparar as gerações para serem multiplicadoras do conhecimento através do rio Ceará", afirma.

Araújo conta que orientou, no dia anterior ao passeio, uma campanha de limpeza com 36 jovens do Instituto Doutor Rocha Lima de Proteção e Assistência à Infância.

"Em meia hora, a gente tirou mais de dois mil itens da praia aqui na foz. Mais de 300 copos descartáveis, quase 300 pedaços de isopor, mais de 40 pecinhas de cotonete", contabiliza, apontando que a maioria do lixo vem de moradores, barqueiros e frequentadores da Barra do Ceará.

"É preciso criar apoios para mantermos ações de educação ambiental específica com cada um desses públicos."

Um importante parceiro nos trajetos pelo rio é Alberto de Sousa, proprietário do tradicional restaurante Albertu's, de onde saem os passeios durante as manhãs e tardes. Para participar, é necessário agendar com antecedência. "Todo dia é dia de passear no rio Ceará. É uma conversa flutuante; um nativo falando sobre o que conhece do rio", conta.

"Sou educadora ambiental e também atuo na educação superior, sempre que posso faço a união entre esses universos", explica a pedagoga Itelmicy Porto, professora no campus de Caucaia da Uniasselvi, que levou um grupo de universitários para o rio nesse sábado.

A experiência parece surtir efeitos: "Esse passeio faz a gente parar para prestar atenção ao ambiente e pensar qual o nosso papel como ser humano no mundo", enfatiza Elisabeth Cavalcante, uma das alunas presentes na ação.

Para a estudante, a preservação na Barra do Ceará é algo "tão rico em importância e, ao mesmo tempo, tão pobre em visibilidade". "São necessárias atividades constantes, porque grandes mudanças começam de pequenas atitudes. Desperta na gente esse querer estar envolvido e, com certeza, serei uma das multiplicadoras dessa ideia", diz.

Unidade de Conservação

O trajeto do passeio é feito em parte da Área de Proteção Ambiental do Estuário do Rio Ceará, que conta com 2.735 hectares de extensão. A APA foi criada em 29 de março de 1999. Como unidade de conservação da categoria uso sustentável, a APA permite a ocupação humana, procurando ordená-la e conciliá-la com o uso sustentável dos seus recursos naturais. 

Serviço

Passeio de Barco no Rio Ceará

Onde: Restaurante Albertu’s - Avenida Radialista José Lima Verde, 746 - Barra do Ceará
Informações: (85) 98753 3940, telefone e WhatsApp
Para realizar o trajeto é necessário agendar o passeio com antecedência. É possível reservar para um grupo (de no mínimo 10 e no máximo 30 pessoas) ou individualmente
Os passeios podem ser feitos em dois horários: a partir de 9 horas e a partir de 15 horas. O trajeto leva, em média, duas horas

Projeto Limpando o Mundo

Realiza campanhas de limpezas em áreas naturais, especialmente no rio Ceará

Instagram: @limpandoomundoceara

Estação Itinerante Ambiental

Instagram: @ambientalestacao

Associação Brasileira de Combate ao Lixo no Mar

Instagram: @ablm.org.br

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

rio ceará passeio de barco fortaleza educação ambiental ecoturismo

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar