Covid: 470 doses da vacina pediátrica da Pfizer serão descartadas após vencimento

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), doses equivalem a 0,007% do total de 6.632.858 doses recebidas pelo município. Pasta alerta para que pais e responsáveis levem as crianças para a vacinação

Fortaleza deve realizar o descarte de 470 doses da marca Pfizer pediátrica que alcançaram o prazo máximo para utilização. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esse é primeiro descarte de doses da vacina contra a Covid-19 desde o início da campanha, em janeiro de 2020. O quantitativo equivale a 0,007% do total de 6.632.858 doses recebidas pelo município.

O órgão alerta "aos pais e responsáveis para que levem as crianças aos centros de vacinação da Capital para iniciar ou completar seu esquema vacinal, para que novas perdas não ocorram". Segundo a secretaria, cerca 39 mil crianças já completaram o período para receber a segunda dose (D2) e ainda não voltaram para concluir o esquema vacinal.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Há duas semanas, a pasta informou que 55 mil doses pediátricas da Pfizer estavam próximas ao vencimento. À época, lote com prazo mais próximo tinha data de validade até 8 de junho, na última quarta-feira, com cerca de 7 mil doses.

Quando um imunizante atinge prazo de vencimento sem ser utilizado, as doses retornam para a Rede de Frios, onda passam pelo processo de descarte seguindo protocolo do Ministério da Saúde. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vacinas validade fortaleza vencimento vacinas pediátricas fortaleza covid-19 fortaleza descarte vacinas covid

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar