Novo Gonzaguinha de Messejana deve ser entregue em 2024

O projeto da nova unidade de saúde ainda está sendo elaborado e deve passar por licitação.

O novo Gonzaguinha de Messejana, em Fortaleza, deve ficar pronto até o primeiro semestre de 2024. A previsão foi informada pelo secretário Municipal da Infraestrutura, Samuel Dias, durante visita na manhã desta quinta-feira, 9, ao novo Hospital Gonzaga Mota (Gonzaguinha José Walter). O projeto da unidade Messejana ainda está sendo elaborado e deve passar por licitação.

Nos últimos dias, funcionários do Gonzaguinha de Messejana realizaram protestos contra a suspensão do atendimento para início das obras.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“A gente pode estimar, porque tem um período de licitação pela frente, mas no primeiro semestre de 2024 a gente volta a funcionar com o Gonzaguinha da Messejana, que vai funcionar aqui por enquanto [Gonzaguinha do José Walter]. Lá em Messejana teremos um prédio novo completamente requalificado”, disse.

Segundo o secretário, ainda não há uma data exata para o encerramento das atividades da unidade localizada no bairro Messejana. "O Gonzaguinha da Messejana não tem mais condições de ser reformado, precisa ser demolido. É uma estrutura antiga, completamente fora de norma e que já gasta-se muito para mantê- lo funcionando".

De acordo com a SMS, dentro do planejamento das intervenções da linha de cuidado materno-infantil, o Hospital Nossa Senhora da Conceição já passou por melhorias, assim como os Gonzaguinhas da Barra do Ceará e do José Walter. A construção de um novo Gonzaguinha da Messejana faz parte da continuidade das melhorias da rede de saúde da Capital.

Durante o ano de 2022, Gonzaguinha de Messejana realizou uma média de 300 partos por mês. O hospital conta atualmente com cerca de 700 profissionais. As equipes serão remanejadas para atuar nas demais unidades de saúde municipal, garantindo a manutenção da assistência à população.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), as gestantes de risco habitual de Fortaleza, após a transferência dos atendimentos para as demais unidades, poderão buscar as demais unidades da linha materno-infantil da Capital, sendo elas: o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), o Hospital Distrital Gonzaga Mota Barra do Ceará (Gonzaguinha Barra Do Ceará) e o Hospital Distrital Gonzaga Mota José Walter (Gonzaguinha José Walter).

 

 

Com informações do repórter Gabriel Borges

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gonzaguinha messejana novo gonzaguinha messejana prefeitura de fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar