Fortaleza é sexta cidade que mais realiza aborto legal no Brasil

Sete cidades brasileiras concentram mais da metade dos abortos legais

De acordo com dados do Ministério da Saúde, Fortaleza ocupa a sexta posição entre as cidades que mais realizaram abortos legalizados de janeiro de 2021 ao fim de janeiro de 2022. A capital cearense teve registrado no período 74 casos. São Paulo está na primeira posição, com 387 casos. Dos 1.823 registros de abortos permitidos por lei, 51,2% ocorreram em apenas sete cidades brasileiras. 

Especialistas explicam que esses números demonstram que o acesso ao aborto legal ainda não é democrático. Segundo eles, no Brasil o procedimento é excludente e concentrado em algumas poucas regiões. A falta do serviço, ainda segundo profissionais da área, transforma a vida de mulheres que vivem em outros lugares, que acabam tendo de se deslocar de sua cidade natal, percorrendo longas distâncias, para fazer o procedimento.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Sete cidades brasileiras concentram mais da metade dos abortos legais. Dos 1.823 registros de aborto no país entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022, 934 abortos foram notificados em sete cidades: São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Porto Alegre, Fortaleza e Belém. Os dados são do portal G1 e foram obtidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

No Brasil, desde 1984 o aborto ilegal é enquadrado contra crime contra a vida, prevendo reclusão de 1 a 3 anos. O procedimento é legalizado e pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde em três casos: risco para a vida da mulher; gravidez resultante de estupro ou para fetos anencefálicos.

Veja abaixo a lista com os números de aborto legal por município:

  1. São Paulo, com 387 casos;
  2. Recife, com 137 casos;
  3. Rio de Janeiro, com 101 casos;
  4. Salvador, com 83 casos;
  5. Porto Alegre, 79 casos;
  6. Fortaleza, com 74 casos;
  7.  Belém, com 73 casos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

aborto legal aborto fortaleza brasil aborto aborto legal brasil

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar