Roubos caem 43,9% em maio no Centro de Fortaleza

No Ceará, o período com o maior número de delitos de roubo é entre às 18 horas e às 23h59min. Já considerando os dias da semana, a segunda-feira reúne a maior parcela das ocorrências

Os roubos no Centro de Fortaleza caíram 43,9% neste mês de maio em comparação ao mesmo período de 2021, de acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) — caindo de 164 registros para 93 episódios. A estatística inclui todos os tipos de roubo, com exceção do latrocínio, que é seguido de morte.

Conforme o tenente-coronel da Polícia Militar Otoniel Oliveira, responsável pela área que abrange o Centro, algumas estratégias adotadas foram fundamentais para a redução dos índices no corredor comercial. O trabalho da segurança é feito em conjunto com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Colocamos o ciclopatrulhamento em quadrantes de maior incidência de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Além disso, viaturas e motopatrulhamento também reforçaram as ações nas paradas de ônibus, principalmente nos horários em que as pessoas estão chegando e saindo do Centro. O policiamento a pé também foi alocado para locais estratégicos. Tudo isso monitorado de acordo com as estatísticas da Secretaria da Segurança”, pontuou Oliveira em nota

Considerando todo o Estado, os números deste ano também apresentaram queda. Entre janeiro e maio, a queda foi de 19,6%, indo de 664 para 534 crimes. Sandro Caron, titular da SSPDS, ressaltou que a melhoria dos números decorrem do trabalho integrado das Polícias Militar e Civil, com ações ostensivas e investigativas amparadas pela área da inteligência do órgão.

“Há dados estatísticos para posicionar bem o policiamento, e também de ações da Polícia Civil em que pessoas envolvidas nesse tipo de delito foram identificadas”, ponderou o gestor. O turno com maior número de roubos é registrado entre 18 horas e 23h59min, com 35,5% dos episódios, enquanto o dia da semana com maior número de delitos é a segunda-feira (18,3%).

Os dados utilizados para a construção das estatísticas são oriundos do Sistema de Informações Policiais (SIP/SIP3W) que engloba os procedimentos usuais utilizados pela Polícia Civil tais como: Boletim de Ocorrência, Termo Circunstanciado de Ocorrência e Inquérito Policial. Para contabilizar os registros, leva-se em conta, prioritariamente, a data de ocorrência do evento criminal e não do registro do documento oficial para acompanhamento.

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

segurança pública ceará violência ceará roubos no ceará segurança pública fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar