Incêndio atinge quarto de hotel na Praia de Iracema, em Fortaleza

Corpo de Bombeiros está no local tentando controlar as chamas. Ainda não se sabe como o fogo teria começado

Um incêndio atingiu o 19º andar do hotel Blue Ocean, no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza, na noite desta terça-feira, 7. Segundo o Corpo de Bombeiros do Ceará (CBM-CE), as chamas foram registradas dentro de um dos apartamentos do bloco. Não havia ninguém no local no momento do incidente. O fogo começou na cozinha e se alastrou rapidamente para todos os ambientes do imóvel. Parte da mobília e alguns pertences pessoais dos hóspedes ficaram destruídos.

Os bombeiros debelaram as chamas com o uso de um hidrante, instalado no mesmo pavimento do apartamento. Ao acionarem o equipamento, os agentes dispararam jatos d'água de alta pressão em direção ao fogo. Antes da chegada dos oficiais, os próprios hóspedes do hotel já haviam acionado extintores de incêndio para combater o fogo. De acordo com o CBM-CE, não há nenhuma irregularidade no sistema de engenharia de prevenção contra incêndios do prédio.  

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Veja como ficou o apartamento após o incêndio

Embora tenham se espalhado rapidamente dento do imóvel, as chamas não chegaram a atingir outros apartamentos. O comandante geral do CBM-CE, coronel Ronaldo Roque, que esteve no local acompanhando os trabalhos da corporação, descartou necessidade de evacuação do prédio.

"Atuamos de maneira rápida. O fogo está extinto, sem risco para os demais ocupantes do edifício. As chamas atingiram algumas partes do apartamento, mas a estrutura não foi abalada. Não há perigo para os demais hóspedes", afirmou Roque. Segundo o coronel, pelo menos 15 bombeiros participaram do combate às chamas, que durou cerca de 15 minutos. 

Ainda não se sabe o que teria provocado o sinistro, mas os bombeiros acreditam que pode ter havido uma "explosão ambiental" em virtude de um curto-circuito que teria começado no forno micro-ondas do apartamento. A hipótese é levantada devido ao rompimento de parte do teto de gesso da cozinha, que pode ter sofrido pressão da energia liberada no local. O CBM-CE ressalta, no entanto, que somente após o laudo técnico da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) será possível descobrir a causa oficial do incêndio.

Inicialmente, hóspedes e moradores do hotel relataram que as chamas foram ocasionadas por uma explosão de gás dentro do apartamento. Contudo, o CMB-CE informou ao O POVO que a substância não foi detectada no local. O órgão acrescentou que o prédio possui uma central de gás ativa, operando dentro da normalidade, e sem indícios de vazamento. 

Alerta

Logo nos primeiros minutos do incêndio, os próprios moradores e hóspedes do hotel tomaram a iniciativa de debelar o fogo. Com o uso de extintores, eles tentaram debelar parte das chamas enquanto aguardavam a chegada dos bombeiros. Um dos funcionários do prédio teria arrombado a porta principal do apartamento para que o incêndio fosse combatido mais de perto. 

A prática, segundo o CBM-CE, não é recomendável em situações como a que ocorreu nesta terça. "Havia muito fogo no local e as pessoas estavam sem Equipamentos de Proteção individual [EPI]. Se o vento tivessse mudado de direção, poderia ter jogado as chamas sobre elas [as pessoas]", alertou a assessoria de imprensa da corporação.

Sobre o uso dos extintores de incêndio, o CBM-CE ressalta que é necessário estar a uma distância inferior a 2 metros das chamas para que o equipamento seja eficaz no combate. Se a aproximação for perigosa, o mais recomendado é aguardar a chegada de uma guarnição. 

OUÇA O PODCAST VOO 168 BASTIDORES

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

incendio hotel fortaleza incendio blue ocean fortaleza fogo hotel fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar