Praia do Futuro: ação de limpeza intensifica educação ambiental para crianças e adolescentes

Atividade também comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo, 5 de junho

Na véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste domingo, 5, o Instituto Povo do Mar (Ipom) realizou na manhã deste sábado, 4, uma ação de limpeza na Praia do Futuro, em Fortaleza. Além da limpeza, o instituto buscou intensificar educação e valores ambientais para crianças e adolescentes do Grande Vicente Pinzon. Por meio de uma roda de conversa, o público conheceu mais sobre os tipos de resíduos, coleta de lixo e o descarte correto dos materiais, além de uma conversa sobre a década dos oceanos.

A limpeza na praia ocorreu em um faixa de cinco quilômetros na Praia do Futuro, partindo da Praça da Paz, onde fica localizado o Ipom, e seguiu até a barraca Marulho. As crianças e adolescentes foram divididos em grupos e, ao final, receberam auxílio para a separação dos resíduos por meio de recicladores da Associação dos Agentes Ambientais Rosa Virginia.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

De acordo com a diretora do Ipom, Fabrini Andrade, o momento foi mais uma oportunidade de aprendizado sobre educação ambiental para as crianças e adolescentes. “Mais um momento de aprendizado para as crianças. Eles vão ver como esse lixo deve ser descartado e, nessa hora, a gente vai fazer a pesagem e contagem”, disse.

Ainda segundo a diretora, essa é a oitava vez que o Ipom promove esse tipo de ação, onde foca na educação ambiental das crianças. “Nós acreditamos que essas crianças e adolescentes precisam vivenciar, na prática, os valores relacionados ao meio ambiente. Hoje, é necessário repensar todos os nossos valores em relação a descartes de resíduos e a produção de lixo, e isso as crianças e adolescentes do Ipom vivenciam na prática”, destaca.

Buscando explicar a importância do porquê de realizar essa limpeza na praia ao público, o biólogo André Comaru, idealizador do coletivo Nossa Iracema, e atuante nas atividades do Ipom, explica que o momento foi, justamente, para conscientizar e sensibilizar as pessoas sobre o problema e as causas que o lixo pode trazer no oceano e praias e como mudar isso.

“É fundamental para essas crianças crescerem com esse tipo de informação e serem adultos mais conscientes porque tudo que está sendo feito errado hoje foi feito por nós. Mostrar para eles que tudo que a gente retira da praia tem que ser destinado para o local correto. A gente tem que reciclar, tem que reutilizar e não fazer o descarte incorreto que é o que a gente faz hoje. Antes da gente sair pegando esse lixo, esse plástico da praia e retirando ele, a gente precisa saber o porquê da gente está fazendo isso”, explica André.

O voluntário Walter Sales, 26, comenta a importância desse tipo de ação. “É trazer e dar visibilidade ao nosso planeta, que é o nosso quarto pulmão, que sem ele a gente não consegue sobreviver, além de dar visibilidade aos nossos catadores de lixo. Além disso, as crianças de hoje são o futuro de amanhã, e a gente conscientizando essas crianças desde cedo, vamos prosperar para um planeta mais respirável”, destaca.

A ação contou com participação da Nestlé, por meio do programa voluntariado, onde pessoas de outros locais, fora do Vicente Pinzon, puderam participar da atividade. Também para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o público pode contar com um cortejo de Maracatu no final das atividades.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

limpeza praia do futuro ação de limpeza praia educação ambiental crianças adolescentes educação ambiental instituto povo mar meio ambiente dia mundial meio ambiente fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar