Maria Eugênia Pinheiro, matriarca do Hapvida, morre aos 97 anos

Natural de Quixadá, Maria Eugênia nasceu em 12 de outubro de 1924. A causa da morte não foi divulgada até o momento

Aos 97 anos, morreu na manhã desta terça-feira, 31, Maria Eugênia Pinheiro de Lima. Eugênia era a matriarca do Sistema Hapvida, tendo sido responsável pelo setor de costura da empresa fundada pelo filho primogênito. O falecimento foi confirmado pela assessoria do Sistema Hapvida. A causa da morte não foi divulgada. 

"Dona Eugênia deixa um legado de entusiasmo com o trabalho, com a família e com a vida. Com alegria de viver, ela era amorosa e forte, guerreira e resignada quando necessário, disciplinada, mas festiva, mantinha a leveza dos sábios e deixou como herança um exemplo de que lugar de mulher é onde ela pode ser feliz e contribuir com a sociedade para uma vida plena. Aliás, sua trajetória foi um exemplo de plenitude", afirma o Hapvida em nota. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Natural de Quixadá, Maria Eugênia nasceu em 12 de outubro de 1924. Do casamento com Pedro, teve quatro filhos: Cândido, Eugênia, Eveline e Alfredo.

Em 2015, aos 91 anos, ela foi entrevistada para as Páginas Azuis do O POVO. Na conversa, compartilhou que não tinha medos, "nem de morrer". "É uma viagem sem volta, mas não tenho medo de morrer. É uma coisa que não me perturba. Eu acho que não fiz nada de errado na minha vida, então, não tenho medo de nada", afirmou. "Eu tenho fé e tenho certeza de que minha viagem vai ser muito boa."

> LEIA A ENTREVISTA COMPLETA: Sempre é tempo de recomeçar

Quando jovem, Maria Eugênia quis cursar Medicina, mas foi impedida pelo pai. Então, casou-se com um. Ao chegar em Fortaleza, trabalhou vendendo bolos e criando os filhos. Quando cresceram, todos decidiram seguir pela Medicina.

O Hospital e Maternidade do Hapvida localizado na avenida Heráclito Graça, inaugurado em 2017, leva seu nome. Na entrevista ao O POVO dois anos antes, a matriarca contou que ganhava parabéns quando ia nas consultas médicas: "ninguém nunca me mandou fazer exercício". "Faço pilates, dança, tenho um personal que vem em casa para fazer os exercícios de musculação e alongamento. Dois dias de dança, dois de pilates e dois de exercícios. Não tenho tempo pra nada. E gosto mais de forró e samba", detalhou à reportagem. 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

maria eugênia pinheiro hapvida enterro velório

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar