Botijão de gás tem válvula quebrada, libera gás e causa incêndio em residência no Curió, em Fortaleza

Não houve vítimas

Neste domingo, 29, uma residência registrou um incêndio causado por um vazamento no registro de pressão do botijão de gás. O caso aconteceu na rua Capitão Justino Ferreira Ramos, no Bairro Curió, em Fortaleza. Não houve vítimas.


O fogo foi contido em um primeiro momento pelo Corpo de Bombeiros com a utilização de extintores, de um comércio próximo. A Polícia Militar também participou da ação.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O fogo teria ocorrido, de acordo com os Bombeiros, em decorrência do plugue fusível, que foi acionado devido ao calor. A válvula derreteu e liberou o gás de dentro do botijão. Dessa maneira, o fogo destruiu um freezer vertical, um fogão, um micro-ondas, um gelágua, a mobília, teto e paredes próximas ao local do gás de cozinha.

 

O Corpo de Bombeiros alerta: "Em conformidade a NBR 8473 – Regulador de Baixa Pressão para GásLiquefeito de Petróleo (GLP), o regulador de pressão deve ter vida útil de cinco anos a partir da data de fabricação.

Somente uma perícia poderá esclarecer onde e como o incêndio se iniciou, contudo, de acordo com a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em seu anuário estatístico ano base 2020, informa que cerca de 80% dos incêndios residenciais são provocados por curto-circuito na rede elétrica. Os ventiladores e condicionadores de ar são os aparelhos elétricos que mais causam esse tipo de sinistro.

Em síntese, por prevenção, ao sair de sua residência, sempre que possível, desligar o registro do gás de cozinha, assim como, no registro de eletricidade.

Como também, a cada cinco anos, conforme NBR 8473, todo o conjunto regulador de pressão, mangueira e braçadeira devem ser trocados, por exaurir o tempo de vida útil desse material".



Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Incêndio Gás de cozinha Corpo de Bombeiros Fogo Polícia Militar

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar