Cursos de barbeiro e maquiador têm inscrições abertas no Parque Dom Aloísio Lorscheider

Os cursos podem ser feitos por qualquer pessoa com mais de 16 anos. Saiba mais informações sobre o processo de inscrição.

Dois cursos de capacitação profissional serão ministrados no Parque Dom Aloísio Lorscheider, na região do Itaperi, em Fortaleza. O equipamento, inaugurado em março deste ano, disponibilizará 40 vagas para os cursos de cabeleireiro masculino (barbeiro) e maquiador, sendo 20 para cada. Os alunos que completarem a capacitação ainda receberão um kit instrumental para começar a trabalhar no ramo escolhido.

As inscrições foram iniciadas neste sábado, 21, durante uma manhã de lazer e cidadania promovida pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) no parque. A governador Izolda Cela e a chefe da SPS, Onélia Santana, estavam no evento. Foram ofertados serviços de beleza, como corte de cabelo, manicure, massagem, design de sobrancelha, além de emissão de RG, CPF e certidão de antecedentes criminais. 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Como fazer a inscrição

Para se inscrever, é preciso ir até o local e apresentar o RG, CPF, comprovante de endereço, NIS (Número de Identificação Social) e comprovar a escolaridade. Os cursos são voltados para pessoas maiores de 16 anos, mas não há limite de idade.

A moradora Selma Medeiros da Silva, de 52 anos, foi uma das inscritas no curso de maquiagem profissional. “Não estou trabalhando, mas já fui costureira”, relatou. O curso, para Selma, será uma oportunidade de mudar de ramo.

Detalhes dos cursos

As aulas para os que escolherem aprender técnicas de maquiagem começam no dia 30 de maio. Já o curso de barbeiro inicia no dia 11 de julho. As duas capacitações ocorrem no mesmo horário, das 13h às 17h, e têm a mesma duração de 100 horas/aula.

O kit instrumental para o curso de maquiagem contém uma maleta com diversos produtos. Para os novos barbeiros, uma máquina de cortar cabelo, gel, hidratantes faciais, aparador de barba com níveis, entre outros itens, farão parte do kit.

Segundo a coordenadora de inclusão social da SPS, Rebecca Cortez, os cursos são demandados pela população. A oferta dos kits instrumentais, para ela, permite que os alunos saiam prontos para exercer a capacitação que receberão.

“Dá a oportunidade para aquela pessoa que se qualificou, mas não conseguiu o ingresso naquele momento no mercado formal, para que ela possa ingressar no mercado informal. Que ela possa empreender, fazer atendimento domiciliar”, diz.

Além desses cursos, aulas de técnicas de cabelereiro unissex, auxiliar de massoterapia, manicure e pedicure são pensados para o parque. “A gente vai trazer também cursos que contemplem outras áreas fora da beleza, como mecânica de motos ou a área da gestão e empreendedorismo”, afirma Rebecca. Não há datas para os novos cursos ainda.

Para a jovem Raquel Rabelo, 24, o curso de maquiagem era o que ela estava procurando. “Eu já fui vendedora, mas no momento estou desempregada e estava atrás de um curso na área de estética. Acho interessante, principalmente para quem está desempregado, já é uma oportunidade de se especializar para entrar no mercado de trabalho”, afirma.

Na manhã deste sábado, 9 das 20 vagas do curso de maquiador foram preenchidas. Apenas uma pessoa se inscreveu no curso de barbeiro. As inscrições estarão abertas todos os dias na parte administrativa do parque, no espaço da biblioteca.

Serviço

Curso de cabeleireiro masculino (barbeiro) e maquiador profissional
Inscrições gratuitas a partir de 21 de maio
Duração: 100 horas/aula, das 13h às 17h.
Onde: Parque Dom Aloísio Lorscheider - Av. Bernardo Manuel, 10071, bairro Itaperi

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

capacitação profissional Parque Dom Aloísio Lorscheider itaperi

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar