Diabetes: saiba como obter atendimento multidisciplinar em Fortaleza

O acompanhamento é realizado por endocrinologistas, cardiologistas, oftalmologistas e entre outras áreas médicas que fazem parte do acompanhamento da doença

Através da Rede de Atenção Primária à Saúde, o a Prefeitura de Fortaleza oferece acompanhamento a pessoas com diabetes. Nos casos de suspeita ou de casos já diagnosticados, os pacientes podem buscar o posto de saúde mais próximo de sua casa, onde serão classificados quanto ao seu risco e terão seu plano de cuidado definido.

Os usuários poderão ser acompanhados nos postos ou nos Centros Especializados de Atenção ao Diabético e Hipertenso (CEADH). O acompanhamento é realizado por especialistas endocrinologistas, cardiologistas, oftalmologistas, cirurgiões vasculares e enfermeiras capacitadas em pé diabético. Atualmente, Fortaleza conta com sete centros, implantados em alguns postos e policlínicas da Capital.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


A titular da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite explica que a diabetes é uma das enfermidades mais frequentes nos postos de saúde. Os sintomas mais comuns são excesso de urina e de sede, aumento do apetite, impotência sexual, infecções na pele e nas unhas, demora na cicatrização de feridas, visão embaçada, emagrecimento, dentre outros.

Os sintomas são característicos nos três tipos de diabetes: tipo 1 (crônica), tipo 2 (adquirida, normalmente devido à alimentação) e gestacional (comum na gravidez por questões hormonais).

Caso não seja realizado tratamento adequado, que consiste, prioritariamente, na mudança de dieta e de hábitos de vida e possível uso de medicamentos, a doença pode levar a outras patologias cardiovasculares, neuropatia, cegueira, insuficiência renal crônica e até necessidade de tratamento por hemodiálise ou transplante renal.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Saúde Diabetes Posto de saúde CEADH Fortaleza Doença atendimento multidisciplinar diabetes fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar