Violações de direitos humanos podem ser denunciadas por telefone; conheça o serviço

O Disque Direitos Humanos funciona 24 horas, todos os dias da semana. A ligação é gratuita, anônima e sigilosa

Em Fortaleza, violações de direitos humanos podem ser denunciadas por meio de uma ligação gratuita e sigilosa para o número 0800 285 0880. A Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) disponibiliza para a população o serviço telefônico desde 2010.

Durante o ano de 2021, foram 2.770 casos recebidos por este canal. Em janeiro e fevereiro deste ano, a pasta já contabiliza “quase 500 denúncias”, segundo Karícia Nunes, coordenadora do Escritório de Defesa dos Direitos Humanos. “Qualquer tipo de violação a direitos ou de violência que alguém suspeite ou testemunhe na sua casa, no trabalho ou na vizinhança pode ser denunciado", explica. "O que a gente mais recebe são denúncias envolvendo crianças e idosos; são praticamente a metade dos casos.”

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Ações contra os direitos das mulheres, adolescentes, pessoas com deficiência, população LGBT e pessoas em situação de rua também podem ser denunciadas, além de casos de discriminação étnico-racial.

Karícia explica que não é necessário se identificar ao ser atendido pela equipe do call center, que funciona 24 horas por dia e em todos os dias da semana. Entretanto, é importante saber indicar o endereço em que o caso está acontecendo e informar detalhes sobre a situação, sobre a vítima e sobre o possível agressor.

Após o recebimento das denúncias, o Escritório encaminha o caso aos órgãos responsáveis, que então tem um prazo para as providências necessárias. "Assim que chega, a gente encaminha o mais rápido possível, porque tudo é urgente", completa a coordenadora. Os principais encaminhamentos são para a Delegacia do Idoso, Conselhos Tutelares, Centros Pops e Delegacia da Mulher.

SERVIÇO

Disque Direitos Humanos
Em Fortaleza, ligue para o 0800 285 0880
Atendimento 24 horas. Ligação gratuita e sigilosa
As denúncias podem ser anônimas

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

disque direitos humanos denuncia maus tratos denuncia violência idoso criança mulher população de rua telefone denuncia

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar