Fortaleza realiza programação especial na Semana Nacional do Trânsito

As ações, organizadas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), contaram com atividades voltadas para direção responsável e preservação da vida

A Prefeitura de Fortaleza realiza uma programação especial em homenagem à Semana Nacional do Trânsito, que ocorre entre os dias 18 e 25 de setembro. Com o tema “No Trânsito, Sua Responsabilidade Salva Vidas”, o objetivo é intensificar ações de educação, engenharia e acessibilidade que chamem a atenção da população sobre a necessidade de observar as normas de segurança e preservação da vida.

Segundo a entidade, a agenda deste ano já começa com uma novidade. Pela primeira vez, haverá uma exposição dos projetos e serviços desenvolvidos pela Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). A exposição acontece no Shopping Benfica e segue até o dia 24, nos horários de 14 às 21 horas (segunda a sábado) e de 14 às 20 horas (aos domingos).

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O espaço promete expor as principais intervenções desenvolvidas no âmbito da mobilidade urbana. Será ofertado, ainda, o credenciamento de idosos e pessoas com deficiência para vagas de estacionamento, cadastro para curso de pilotagem segura e sistema Bicicletar, distribuição de plaquinhas educativas para bicicletas e diálogo com educadores de trânsito.

A programação continua no domingo, 19, com uma mobilização educativa voltada aos ciclistas durante a ciclofaixa de lazer na av. Beira-Mar com a av. Desembargador Moreira. Já na segunda-feira, 20, a ação vai contar com a parceria da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) para conscientizar sobre a importância do respeito ao pedestre e ao ciclista. A abordagem será realizada no Terminal da Parangaba, das 7h as 12h.

Já o bairro Conjunto Palmeiras será beneficiado com o Projeto Praças Vivas, que realiza intervenções para revitalização e ocupação democrática de espaços atualmente ociosos da malha viária.

Outro marco da programação está previsto para a terça-feira, 21, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A ação vai contar com o lançamento de uma rota acessível na av. Beira-Mar, entre o Mercado dos Peixes e o Dragão do Mar. No mesmo dia, a velocidade em sete importantes corredores da cidade será readequada para 50 km/h.

Na quarta-feira, 22, Dia Mundial sem Carro, Fortaleza alcança a marca de 400 quilômetros de infraestrutura cicloviária e ocorrerá a inauguração da nona estação do Mini-Bicicletar, no Pólo de Lazer do Conjunto Esperança, e de mais uma estação do Bicicletar, na avenida Heráclito Graça com a rua Rodrigues Junior. Já na quinta-feira, 23, a av. Lineu Machado receberá uma nova faixa de pedestres e o projeto “Ruas para Mulheres”, que visa melhorar as condições de segurança nas paradas de ônibus.

Finalizando a semana, na sexta-feira, 24, além de uma nova praça viva no bairro Jacarecanga, haverá também uma ação educativa voltada à segurança do motociclista na av. Tristão Gonçalves, de 7h às 11h. A Semana Nacional do Trânsito é organizada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e replicada por diversos órgãos de trânsito em todo o País.

Serviço

Semana Nacional do Trânsito - 2021
Tema: No trânsito, Sua Responsabilidade Salva Vidas

Dia 18/09 - Sábado
Início da exposição sobre trânsito no shopping Benfica - até dia 24

Dia 19/09 - Domingo
Mega Ação Educativa na Ciclofaixa de Lazer com distribuição de plaquinhas e adesivos de respeito ao ciclista (av. Beira Mar com av. Desembargador Moreira)

Dia 20/09 - Segunda-feira
Ação Educativa no terminal da Parangaba em parceria com a Etufor de manhã (Adesivagem dos ônibus – Respeito ao Ciclista)
Praça Viva Conjunto Palmeiras

Dia 21/09 - Terça-feira
Readequação da velocidade em sete vias simultaneamente: av. Senador Fernandes Távora, av. Rogaciano Leite, av. Godofredo Maciel, av. Juscelino Kubitscheck, av. Dr. Theberge, av. Parsifal Barroso, av. Heribaldo Costa
Inauguração do Projeto Rota Acessível para pessoas com deficiência entre o Mercado dos Peixes e o Dragão do Mar

Dia 22/09 - Quarta
Dia Mundial Sem Carro
Inauguração da nona estação do Mini-Bicicletar e da estação 192 do Bicicletar

Dia 23/09 - Quinta
Projeto Ruas para Mulheres - Av. Lineu Machado
Sinalização da Segunda Maior Faixa de pedestres do Brasil e Ação de Urbanismo Tático - Lineu Machado

Dia 24/09 - Sexta
Projeto Praça Viva no bairro Jacarecanga
Ação educativa para motociclistas com distribuição de Corta Pipa na av. Tristão Gonçalves

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Semana nacional do trânsito Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) prefeitura de Fortaleza bicicletar Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC)

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar