Maior amarelinha do Brasil é instalada em Fortaleza com 400 quadradinhos para pular

Intervenção urbana tem o objetivo de convidar população a ocupar espaços da cidade, além de ser uma aposta para melhorar a segurança viária do entorno do centro cultural

Do início ao “céu”, um jogo de amarelinha geralmente tem 10 quadradinhos para serem pulados. No entanto, a versão pintada no entorno do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, nesta sexta-feira, 13, é 40 vezes mais desafiante. Com 400 quadradinhos e 180 metros, as ruas próximas ao centro cultural agora têm a maior amarelinha do Brasil.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O jogo chama atenção não só pelo tamanho, mas também pelo design vibrante e colorido. A sinalização faz parte da iniciativa Cidade da Gente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), que promove a priorização do pedestre e da segurança viária nos espaços públicos da Capital.

Os técnicos começaram a pintura na sexta-feira para que a população já possa usufruir do espaço neste fim de semana. A amarelinha tem início na rua Almirante Tamandaré, continua na rua Dragão do Mar e termina na rua Almirante Jaceguai.

"Estamos concluindo, fazendo mais brincadeiras lúdicas no espaço. Assim surgiu a ideia de fazer uma grande amarelinha, que é uma brincadeira muito conhecida. Sempre que fazemos algo mais diferente, atrai a criançada", explicou Diego Veras, coordenador de mobilidade urbana da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), ao O POVO na sexta-feira.

Outras intervenções urbanísticas

 

O projeto Cidade da Gente iniciou intervenções nas ruas do entorno do Centro Dragão do Mar ainda em 2018, com ruas pintadas, jarros de plantas e bancos. A ideia é inspirada em ações urbanísticas realizadas em São Paulo, Bogotá, capital da Colômbia e Mumbai, cidade da Índia. Além de renovar a sinalização das ruas, a AMC defende que as zonas que recebem esse tipo de iniciativa ficam mais seguras para pedestres, ciclistas e pessoas com deficiência.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

amarelinha centro dragão do mar de arte e cultura trânsito de fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar