Colégio do Corpo de Bombeiros do Ceará abre inscrições para novos alunos

A seleção de novos alunos do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros acontece por meio de edital, no formato de concurso público. Ao todo serão ofertadas 80 vagas

O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros Escritora Rachel de Queiroz (CMCB-ERQ), está com inscrições abertas para o processo seletivo de novos alunos. A seleção para o ano letivo de 2022 acontece por meio de edital no formato de concurso público. Ao todo, serão ofertadas 80 vagas. As inscrições acontecem de 23 a 27 de setembro no site da instituição.


A instituição de ensino, que faz parte da estrutura organizacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), oferta 40 vagas para o 1° ano do ensino Fundamental 1; 20 para o 6º ano do Fundamental; e 20 vagas para o 1º ano do Ensino Médio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Das vagas ofertadas, 50% serão destinadas, por ano escolar, para candidatos aprovados considerados dependentes de militares e servidores do sistema de segurança, conforme inciso II do artigo 2º da Lei nº 12.999 de 14 de janeiro de 2000.


As demais vagas, incluindo as remanescentes do percentual acima, serão ocupadas pelos candidatos classificados, dependentes de civis e das forças militares, seguindo a ordem de classificação no processo seletivo, de acordo com a ampla concorrência e turno.


Inscrições


As inscrições ocorrem somente por meio do site do colégio militar, a partir do dia 23 de setembro. O requerimento e resultado da solicitação de inscrição será on-line.

Durante a inscrição, o candidato poderá indicar a opção de ser selecionado como dependente nas opções indicadas como CBMCE, PMCE, PC-CE e Pefoce. A taxa de inscrição custa R$ 25. 

Ainda no ato da inscrição, um e-mail será encaminhado para o endereço fornecido com usuário e senha do candidato.


Prova de conhecimento


O candidato para o 1º ano do Ensino Fundamental 1 será submetido a uma prova subjetiva, com dez questões de língua portuguesa e dez questões de matemática. Na avaliação para o 6º ano do Ensino Fundamental 2, haverá uma prova objetiva de múltipla escolha, com 20 questões de língua portuguesa e 20 questões de matemática. O exame de conhecimentos será realizado em local, dia e horário previstos no cartão de inscrição, a ser disponibilizado para impressão, conforme disposto no anexo II do edital.


Seleção


A seleção seguirá todos os protocolos do decreto estadual vigente visando à segurança dos candidatos e dos profissionais envolvidos no processo seletivo, conforme disposto no anexo IV.


Os candidatos devem comparecer ao local de prova munidos de caneta esferográfica de corpo transparente ou incolor, com escrita ou tinta de cor preta ou azul, lápis preto, apontador, caixa de lápis de cor e borracha.


Cronograma da seleção


20/9 – Solicitação de isenção;
21/9 – Recurso da isenção – (on-line).
22/9 – Resultado da solicitação de isenção (deferidas e indeferidas) e resultado do recurso de isenção (listagem no site e área do candidato).
23 a 27/9 – Solicitação de inscrição pela internet no site do colégio; solicitação para concorrer a vagas para dependentes; e solicitação de atendimento diferenciado. Resultado do recurso de inscrição on-line na área do candidato.
30/9 – Último dia para pagamento da taxa de inscrição.
1°/10 – Divulgação do resultado parcial das solicitações de inscrição. Listagem no site do colégio.
19 a 27/10 – Recorrer ao indeferimento de inscrição em geral, on-line e na área do candidato.

Em decorrência da pandemia de Covid-19, as demais datas serão planejadas a partir do número final de inscritos e divulgadas posteriormente na área do candidato e no site oficial do colégio.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

COLÉGIO DO CORPO DE BOMBEIROS CMCB ERQ SELEÇÃO EDITAL NOVOS ALUNOS

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar