Operação Domus: 5ª fase é deflagrada no Cidade Jardim e resulta na prisão de 4 pessoas

As cinco etapas resultaram em 1.308 abordagens a pessoas e veículos, com apoio das forças de segurança do Estado e da Enel. Nesta sexta, 30, foram instaurados dois inquéritos por furto de energia, além das quatro prisões

21:55 | Jul. 30, 2021

Cinco edições da Operação Domus resultaram em 1.308 abordagens a pessoas e veículos (foto: DIVULGAÇÃO/SSPDS)

Ao encerrar o primeiro mês de ações preventivas, de repressão e de fiscalização da Operação Domus, a força-tarefa coordenada pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) deflagrou a quinta etapa dos trabalhos nesta sexta-feira, 30. Desta vez, agentes realizaram ações no Residencial Cidade Jardim I, no bairro José Walter. Os trabalhos resultaram na prisão em flagrante de quatro pessoas. Em cinco edições, foram realizadas ao todo 1.308 abordagens a pessoas e veículos. No total, 30 pessoas presas em flagrante por furto de energia e também por cumprimento de mandados judiciais. 

Conduzidas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), as ações foram realizadas por agentes das forças de segurança, trânsito e fiscalização do Ceará e de Fortaleza. 136 veículos e 106 pessoas foram abordados somente nesta sexta, 30. 

Além das quatro prisões em flagrante desta sexta, 30, foram instaurados dois inquéritos por furto de energia. A Enel realizou 308 inspeções e 37 notificações por irregularidades. Já a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) realizou nove atendimentos por furto de energia.

De acordo com levantamento feito pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), vistorias foram realizadas em 85 blocos, "com irregularidades como ausência de sinalização de emergência, ausência de síndicos ou gestores para acompanhar as vistorias e obstrução de rotas de fugas, e ausência de luminárias de emergência".

LEIA MAIS | Polícia realiza operação no Conjunto Habitacional Alameda das Palmeiras

Operação combate ameaças recebidas por moradores no José Walter

Pelo menos 13 equipamentos de monitoramento de apenados foram fiscalizados pela SAP e um total de 144 veículos foram abordados pelo Detran-CE, resultando em 39 autos de infração. O trabalho também resultou em três apreensões e um Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) com restrição.

Ao todo, são deslocados agentes das Polícias Militar e Civil, da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), além de funcionários da Enel, concessionária de energia elétrica no Ceará.

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), a Coordenadoria de Inteligência (Coin) e a Coordenadoria de Segurança Orgânica e Logística (Cosol) da SSPDS estiveram na ofensiva. Os trabalhos foram subsidiados a partir de dados elaborados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da SSPDS.

Balanço das cinco fases
1.308 abordagens a pessoas e veículos
30 prisões (furto de energia e mandados judiciais)
1.172 inspeções nos conjuntos habitacionais alvos
77 pessoas com tornozeleiras fiscalizadas
40 veículos apreendidos por irregularidades (carros e motocicletas)

Operação Domus

Domus é um termo em latim que significa domicílio. Com isso, a Operação Domus, deflagrada pela SSPDS, busca manter a sensação de acolhimento e bem-estar em conjuntos habitacionais. Nas quatro etapas anteriores da operação, foram realizadas 816 abordagens a veículos e pessoas, com apoio das forças de segurança do Estado e da Enel, que realizou 632 fiscalizações.

A primeira edição ocorreu no dia 15 de julho de 2021, no conjunto habitacional Alameda das Palmeiras, no bairro Ancuri. Já a segunda aconteceu no dia 21 de julho, no Residencial Cidade Jardim I, no bairro Conjunto José Walter. A terceira e a quarta edição foram deflagradas em 23 e 28 de julho, nos residenciais Alameda das Palmeiras I e Alameda das Palmeiras II, respectivamente.

Na somatória das cinco edições, foram realizadas 1.308 abordagens a pessoas e veículos, 30 prisões em flagrante por furto de energia e também por cumprimento de mandados judiciais. Além disso, um total de 1.172 inspeções foram realizadas nos conjuntos habitacionais alvos da Operação Domus.

 

Colaborou a repórter Gabriela Almeida