PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

Saiba quais serviços públicos já retomaram o atendimento presencial em Fortaleza

Atendimentos ocorrem mediante agendamento prévio. A medida busca evitar aglomerações e limitar a quantidade de pessoas nos ambientes

17:15 | 12/07/2021
No Vapt Vupt do Antônio Bezerra, população precisa realizar o agendamento, escolhendo data e horário desejados e disponíveis para atendimento presencial (Foto: FCO FONTENELE)
No Vapt Vupt do Antônio Bezerra, população precisa realizar o agendamento, escolhendo data e horário desejados e disponíveis para atendimento presencial (Foto: FCO FONTENELE)

Com o avanço da pandemia da Covid-19, os serviços públicos em Fortaleza, assim como nos demais municípios do Ceará, tiveram os atendimentos presenciais suspensos nos últimos meses. Após a diminuição de casos e mortes pela doença na Capital, o avanço da vacinação contra a doença e as medidas de flexibilização econômica no Estado, alguns desses serviços estão retomando suas atividades de forma gradativa em Fortaleza.

Para ter acesso à prestação dos serviços, como emissão de segundas vias de documentos, como identidade, carteira de motorista, licenciamento de veículo, pagamento de multas, assim como a busca de emprego na Capital, a população precisa realizar agendamento prévio, escolhendo a data e o horário desejados e disponíveis por cada órgão. A medida de agendamento busca evitar aglomerações e limitar a quantidade de pessoas nos ambientes. Confira:

LEIA TAMBÉM | Novo decreto no Ceará: veja o que pode e o que não pode a partir de hoje

 + IBGE retoma parcialmente atividades presenciais, incluindo coleta de indicadores

Detran

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) retomou o atendimento presencial, de forma gradual, ainda em abril. A serviço é feito por meio de agendamento, e a opção aparece na tela do usuário logo ao acessar o site oficial do órgão: www.detran.ce.gov.br

Para quem deseja fazer de casa, o órgão segue com diversos serviços na modalidade virtual: expedição do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLVe), impressão dos boletos de licenciamento, IPVA, primeiro emplacamento, dentre outros.

A Central de Atendimento do Detran-CE (Tele Detran) estará funcionando, de segunda a sábado, das 7 às 19 horas, para tirar dúvidas e prestar mais esclarecimentos aos usuários, através do número (85) 3195.2300 (telefone ou WhatsApp).

AMC

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) retornou com atendimento presencial nos shoppings Benfica, RioMar e, recentemente, Del Paseo. O condutor deve comparecer ao local para resolver qualquer pendência junto à Autarquia. São disponibilizados os seguintes serviços: defesa e recurso das notificações de trânsito, indicação do condutor, credenciamento de idosos e pessoas com deficiência, solicitações diversas como fiscalização, sinalização e semáforo, dentre outras consultas.

O atendimento deve ser realizado exclusivamente mediante agendamento pelo site www.centralamc.com.br. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 10 às 17h30min.

Vapt Vupt

As unidades Vapt Vupt de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte realizam atendimento de forma presencial mediante agendamento. Os serviços da Casa do Cidadão do Shopping Benfica também foram retomados. Todos os atendimentos são realizados, exclusivamente, com agendamento prévio. Os atendimentos estão mantidos no horário das 8 às 17 horas, mas com adequação de demandas para ter sempre o menor fluxo de pessoas.

Para agendar o atendimento no Vapt Vupt: www.meuvaptvupt.com.br

Para agendar o atendimento na Casa do Cidadão: página de Agendamento

Confira os endereços:

Vapt Vupt Messejana
Av. Jornalista Tomaz Coelho, 408, Messejana
Ao lado do terminal de ônibus da Messejana
Contato: (85) 3218.5200

Vapt Vupt Antonio Bezerra
Rua Demétrio de Meneses, 3750, Antonio Bezerra
Ao lado do terminal de ônibus de Antonio Bezerra
Contato: (85) 3207.1500

Vapt Vupt Juazeiro
Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120, Centro – Juazeiro do Norte
Contato: (88) 3572.4700
Clique e acesse a lista de serviços do Vapt Vupt Juazeiro

Vapt Vupt Sobral
Rua Coronel José Silvério, 201, Centro – Sobral
Contato: (88) 3695.3100

Procon

O consumidor residente na Capital pode agendar atendimento presencial no Procon Fortaleza. A ferramenta foi desenvolvida para possibilitar segurança sanitária aos consumidores, diante das normas de distanciamento social, durante a pandemia do Coronavírus, evitando aglomeração de pessoas.

Link para agendamento

Endereço:

Procon Centro
Rua Major Facundo, 869, Centro - Fortaleza

Sine/IDT

As unidades do IDT/SINE em todo o Estado retomaram o atendimento presencial aos trabalhadores em seus 18 postos. Com a reabertura, o Instituto restabelece o funcionamento da sua rede, que estava operando de forma presencial apenas nas unidades localizadas nos Vapt Vupt e na Casa do Cidadão do Shopping Benfica.

Nas Unidades, os trabalhadores podem obter diversos serviços, como cadastro ou encaminhamento para o mercado de trabalho e habilitação do seguro-desemprego. A recepção dos trabalhadores segue as orientações e protocolos previstos pelas autoridades de saúde. Dessa forma, para evitar aglomeração, o atendimento será totalmente agendado.

O agendamento para o atendimento para as unidades do IDT/SINE, presencial ou remoto/virtual, está disponível no portal www.idt.org.br.

Sefaz

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) retomou, no dia 14 de junho, o atendimento presencial nas 18 Células de Execução Tributária (Cexats) e Núcleos de Atendimento (Nuats) localizados em Fortaleza e no Interior. Os atendimentos presenciais estavam suspensos desde março.

Os atendimentos voltam a ser realizados de segunda a sexta, das 7h30min às 12 horas e das 13h30min às 17 horas, mediante agendamento prévio pelo link de agendamento para atendimento presencial. Ficaram disponíveis para atendimento presencial os seguintes serviços:

- Devolução de Documentos Fiscais em branco;
- Entrega de documentos para atender intimação;
- Inclusão de DIDF;
- Dúvidas relativas ao monitoramento eletrônico e fiscal;
- Entrega de Selos Fiscais;
- Parcelamento e dúvidas relacionadas ao lançamento do crédito tributário do ITCD;
- Impugnação de Auto de Infração;
- Atendimento a sócios de empresas/representantes legais/contador;
- Solicitação de Isenção de IPVA/ICMS para portador de necessidades especiais.

No dia e horário marcados, será necessário apresentar a senha do agendamento e um documento oficial de identificação com foto. Os demais serviços continuam sendo prestados pela internet, por meio dos sistemas Vipro e Tramita, e-mails das Cexats e Nuats e Assistente Virtual.

O atendimento virtual é feito por meio de videochamada. Para ter acesso a essa modalidade, o contribuinte precisa fazer o agendamento pela Central de Atendimento (Plantão Fiscal), no telefone 3108.2200 (opção 7), de segunda-feira a sexta-feira, de 7h30min às 12 horas e 13h30min às 17 horas.

Cras e Creas

Os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) retomaram no mês de maio o atendimento de forma presencial, por meio de agendamento prévio. Os equipamentos voltaram a funcionar das 8 às 17 horas.

Para o atendimento presencial, a população deve seguir todos os protocolos de segurança durante a pandemia do coronavírus. O uso de máscara de proteção é obrigatório.

As famílias e usuários acompanhados pelos Serviços de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) continuam sendo atendidos de forma remota, por meio de ligação telefônica, WhatsApp e e-mail. O agendamento deve ser feito diretamente com as unidades.

Confira a lista de contatos dos Cras:

CRAS Jacarecanga
3481.6089
9 8439.6336
9 8902.8383
[email protected]

CRAS Barra do Ceará
3452.7738
9 8439.5885
9 8977.5936
[email protected]

CRAS Mucuripe
3263.4508
9 8970.3530
9 8613.5264
[email protected]

CRAS Serviluz
3105.2691
9 8439.4525
[email protected]

CRAS Lagamar
3452.2442
9 8970.2087
9 8970.3833
[email protected]

CRAS Praia do Futuro
3265.7367
9 8970.4061
[email protected]

CRAS Bela Vista
3131.7710
9 8894.3878
9 8808.4588
9 8977.2120
[email protected]

CRAS João XXIII
3233.3927
9 8814.8047
9 8977.2457
[email protected]

CRAS Presidente Kennedy
3481.3001
9 8657.4435
[email protected]

CRAS Antônio Bezerra
3105.1499
9 8439.8459
[email protected]

CRAS Quintino Cunha
3481.1038
9 8970.4053
[email protected]

CRAS Vila União
3433.5958
9 8970.3543
[email protected]

CRAS Serrinha
3295.8483
9 8439.6357
[email protected]

CRAS Couto Fernandes
3452.5740
9 8657.4611
[email protected]

CRAS Granja Portugal
3105.2228
3105.2205
9 8439.8457
[email protected]

CRAS Aracapé
3296.4098
9 8970.4615
[email protected]

CRAS Canindezinho
3498.7450
9 8970.4040
[email protected]

CRAS Bom Jardim
3105.2007
9 8970.3551
9 8870.4846
[email protected]

CRAS Mondubim
3452.9360
9 8970.4057
9 8979.3831
[email protected]

CRAS Genibaú
3259.4253
3452.2478
9 8970.3832
9 8970.8122
[email protected]

CRAS Conjunto Esperança
3484.8115
9 8439.4694
[email protected]

CRAS Conjunto Palmeiras
3105.1526
9 8595.1896
[email protected]

CRAS Jardim das Oliveiras
3433.8849
9 8970.3847
[email protected]

CRAS Castelão
3289.3768
9 8970.4355
[email protected]

CRAS João Paulo II
3488.5893
9 8970.4062
[email protected]

CRAS Dendê
3276.7476
9 8970.4063
[email protected]

CRAS Messejana
3433.8873
9 8970.4058
9 8977.8484
[email protected]

Creas Alvorada
3273.2665
9 8970.3833
[email protected]

Creas Luciano Cavalcante
3278.6636
9 8970.4067

Creas Monte Castelo
3131.7670
9 8970.3831
[email protected]

Creas Rodolfo Teófilo
3223.5273
9 8951.6132
[email protected]

Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado do Ceará continua com o atendimento de forma virtual. Todos os contatos funcionam de segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. As informações sobre os diferentes núcleos estão disponíveis no portal.

Alô Defensoria
Telefone: 129
Das 8 às 17 horas, através de telefone de fixo ou móvel (celular), para Capital e todo o interior do Estado
Whatsapp:(85) 9 8982.5576 (exclusivo para atendimento por mensagem)

Defensorias da Infância e Juventude
E-mail: [email protected]
Telefone: (85) 98616.8181 (WhatsApp)
Horário: Das 8 às 17 horas

Núcleo de Defesa da Saúde - Nudesa
Celular: (85) 98895.5436 (Demandas de saúde em geral) (85) 9 8433.0004 (Exclusivo para demandas de vaga em leito de UTI e transferência hospitalar. Ligação e whatsapp, somente por mensagem). Das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas

Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher - Nudem
Celular: (85) 3108.2986 – das 8 às 17 horas
Celular: (85) 98949.9090 – das 8 às 17 horas
Celular: (85) 98650.4003 – das 8 às 17 horas
Celular: (85) 99856.6820 – das 8 às 17 horas
E-mail: [email protected]

Atendimento Psicossocial
E-mail: [email protected]
Celular: (85) 98560.2709 – das 8 às 14 horas
Celular: (85) 98948.9876 – das 11 às 17 horas

Núcleo do Idoso
Celular: (85) 99208.7193 / (85) 98982.7097
E-mail: [email protected]
De segunda a sexta, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas