PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

Parque do Cocó reabre aos fins de semana a partir deste sábado, 26

Reabertura da unidade de conservação ambiental foi marcada por troca de mudas de plantas por alimento não-perecível e ração animal para doação

Wanderson Trindade
15:32 | 26/06/2021
Em 12 diferentes locais, na Capital e no Interior, estruturas foram preparadas para troca dos alimentos e da ração por mudas de plantas medicinais e nativas (Foto: FABIO LIMA)
Em 12 diferentes locais, na Capital e no Interior, estruturas foram preparadas para troca dos alimentos e da ração por mudas de plantas medicinais e nativas (Foto: FABIO LIMA)

O Parque Estadual do Cocó voltou a receber visitantes em todos os seus equipamentos aos fins de semana a partir deste sábado, 26. Mantendo medidas de isolamento social em seu interior, a unidade de conservação também continua com as regras existentes antes da pandemia de Covid-19.

Acesso do público ao gramado, quadras esportivas, anfiteatro, bem como às famosas trilhas, já está liberado. Até então, esses espaços já vinham recebendo visitas, mas só durante a semana.

De agora em diante, o maior parque natural em área urbana do Norte e Nordeste poderá receber os fortalezenses todos dias. Atentando-se, porém, às regras do local.

Administrador do parque, Paulo Lira alerta que aglomerações não são permitidas, conforme determina o decreto de isolamento social do Governo do Estado. Encontros de pequenos grupos, piqueniques e práticas esportivas, por outro lado, são bem-vindos.

Ao longo das últimas semanas, desde seu fechamento total em março, a unidade de conservação ambiental estava em processo de reabertura gradual. “[Agora] Estamos reabrindo este ícone da cidade de Fortaleza”, comenta o secretário do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno.

“Estamos disponibilizando a estrutura e os equipamentos para que as pessoas possam ter acesso”, diz ele, informando ainda sobre a obrigatoriedade dos cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, como o uso de máscaras, álcool em gel e adoção de distanciamento entre as pessoas.

A administração informa ainda que, como antes da pandemia, as trilhas são fechadas às segundas-feiras para manutenção e que nela o acesso de animais domésticos é proibido. Por lá, passeios de bicicletas também não são permitidos nas manhãs de domingos.


Troca de alimento não-perecível e ração animal por mudas

A reabertura do Parque do Cocó aos fins de semana tem sido marcada ainda pela troca de mudas de plantas por alimentos não-perecíveis e ração animal. A ação é promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Sema), que pretende "mobilizar a população" com uma “ação de cidadania”.

Secretário da Sema, Artur Bruno comenta que o objetivo é conter a fome e as dificuldades das famílias, sobretudo as mais pobres, em se alimentar e alimentar animais de estimação.

Em 12 diferentes locais, na Capital e no Interior, estruturas foram preparadas para, durante este fim de semana, realizar a troca dos alimentos e da ração por mudas de plantas medicinais e nativas.

Na manhã deste sábado, 26, O POVO registrou a ação acontecendo. Técnica em TI, Makelli Jucá conta que atua com o apoio à plantação de plantas nativas e aproveitou a ocasião para adquirir algumas mudas, que serão plantadas em Fortaleza.

Makelli Jucá, técnica em TI, foi ao Cocó neste sábado, 26, para participar da ação de troca mudas por alimentos e rações
Makelli Jucá, técnica em TI, foi ao Cocó neste sábado, 26, para participar da ação de troca mudas por alimentos e rações (Foto: FABIO LIMA)

Doações

As doações de alimentos realizadas pelas trocas das mudas devem ser repassadas a instituições que já estão atuando com esse trabalho durante a pandemia. Já a ração será destinada ao Abrigo São Lázaro, que cuida de mil cachorros e gatos em Fortaleza.

Serviço
Troca de mudas de plantas por alimento e ração animal

Quando: Sábado, 26, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas; e domingo, 27, das 9 às 12 horas
Onde:
Parque Estadual do Cocó
– No Centro de Referência da Padre Antônio Tomás
– No Viveiro de Mudas, da Área Adahil Barreto do Parque do Cocó.

Área de Relevante Interesse (Arie) do Sítio Curió
– Endereço: Entrada da Floresta do Curió, vizinho ao 35 º Distrito Policial.

Parque Estadual Botânico do Ceará
– Sábado: Supermercado Atacadão, na rotatória entre a CE-085 e CE-090
– Domingo: Parque Estadual Botânico do Ceará, Caucaia.

Estação Ecológica (Esec) do Pecém
– Sede da Esec Pecém, na Avenida Beatriz Braga, Rodovia CE 421, 58Km, São Gonçalo do Amarante.

Parque Estadual Sítio Fundão
– Sábado, das 9h às 12h: Rua José da Franca Alencar, s/n, bairro Seminário, Crato.

Área de Proteção Ambiental (Apa) da Serra da Aratanha
– Praça da Juventude, em Pacatuba.

Apa da Bica do Ipu
– Praça da Iracema, Centro de Ipu.

Monumento Natural (Mona) das Falésias de Beberibe
– Praça Central, em Beberibe.

Área de Proteção Ambiental (Apa) da Serra de Baturité
– Entrada Principal de Guaramiranga, na Rodovia Cel. Linhares.

Monumento Natural (Mona) Os Monólitos de Quixadá
– Praça José Barros, em Quixadá.