Atendimento veterinário gratuito em Fortaleza; saiba onde solicitar

Para cuidar dos animais, a Prefeitura de Fortaleza atua por meio dos boxes de zoonoses, carrocinha, Clínica Veterinária Jacó e VetMóvel. Todos os serviços prestados sãos gratuitos

Carrocinha e VetMóvel atuam nos cuidados aos pets em Fortaleza. A carrocinha recolhe os animais com leishmaniose e o VetMóvel visita os bairros prestando serviços de castração, consultas clínicas, vacinação antirrábica entre outros. O assunto foi discutido junto com a veterinária e assessora técnica da Unidade de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura de Fortaleza, Klessiane Soares, em entrevista à rádio O POVO CBN.

VetMóvel

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

- O equipamento funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, das 8h até 12 horas e das 13h até as 19 horas.

- Os serviços de castração, consultas clínicas, vacinação antirrábica, exames de triagem para calazar, hemograma e implantes de microchips são oferecidos para cães e gatos.

- Os agendamentos para castrações dos animais no VetMóvel são realizados exclusivamente pelo telefone 156. O equipamento passa cerca de um mês em um determinado local, atendendo á região. Atualmente, está na Praia do Futuro.

- Os locais escolhido para a temporada do projeto é embasado no número de demandas de cada bairro, baseada nas ligações feitas ao 156.

Leishmaniose

 

Segundo Klessiane Soares, a função da carrocinha é recolher apenas os animais testados positivos para Leishmaniose e com a autorização do tutor. Ela afirma que os trabalhos seguem os protocolos estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária

Boxes de Zoonoses

 

Além disso, os tutores têm acesso aos serviços prestados pelos Boxes de Zoonoses (confira os endereços no final da matéria), que são locais onde é feito a vacinação antirrábica animal e o exame para detecção da leishmaniose visceral canina. Todos os serviços são gratuitos.

É necessário que o tutor esteja portando o documento de identidade e o comprovante de endereço, para que seja realizado o cadastro e em seguida, o atendimento.

Urgência e emergência

 

Há também a Clínica Veterinária Jacó, voltada para o atendimento de urgência e emergência, que atende casos como os de animais feridos e vítimas de atropelamento. A clínica está localizada na avenida dos Paroáras, 60, Passaré. Mesmo sendo uma espaço para o atendimento de urgência e emergência, a clínica só atende no horário comercial (8h às 12h e de 13h às 19h).

“Infelizmente, nós não temos ainda o suporte para fazer da Clínica um Hospital. E aí é um passo que a gente vai dar, um passo que a Prefeitura está trabalhando para realizar. A gente luta para que essa clínica se torne um Hospital e possa receber para além do horário comercial”, comenta a assessora técnica.

Abandono

 

Por fim, a veterinária e assessora técnica da Unidade de Vigilância de Zoonoses da Prefeitura de Fortaleza, Klessiane Soares, ressalta o problema do abandono de animais e a importância do cuidado com os pets. "A gente precisa discutir o abandono dos animais. A gente tem esse problema diariamente".

 

Endereços dos Boxes de Zoonoses:

1 - Centro de Controle de Zoonoses (CCZ)
Rua Betel, 2890, Dendê

2 - Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ)
Avenida I, 982,Regional I, Vila Velha

3 - Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ)
Rua 25 de março, 607,Regional II, Centro

4 - Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ)
Rua Alameda das Graviolas, 195,Regional II, Cidade 2000

5 - Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ)
Rua Trajano de Medeiros, 813,Regional II, Vicente Pinzon

6 - Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ)
Avenida D, 0,Regional V, Prefeito José Walter

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Pets carrocinha vetmóvel tutores de pet

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar