PUBLICIDADE
Fortaleza
NOTÍCIA

Vídeo flagra dupla furtando cilindro após explosão na fábrica da White Martins

A Polícia Militar conduziu os suspeitos ao 7º Distrito Policial, no Pirambu, onde foram autuados por furto qualificado.

22:32 | 24/04/2021
Homens furtaram o cilindro logo após a explosão da fábrica White Martins, em Fortaleza (Foto: Reprodução/ Facebook O POVO Online)
Homens furtaram o cilindro logo após a explosão da fábrica White Martins, em Fortaleza (Foto: Reprodução/ Facebook O POVO Online)

Logo após a explosão na fábrica da White Martins, operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) flagraram dois homens furtando um cilindro de gás.

Eles foram identificados como Luis Fabiano Maciel da Silva, 50, que possuía mandado de prisão em aberto por roubo, e Alan Sampaio de Souza, 26, que já respondia por receptação. A Polícia Militar conduziu os suspeitos ao 7º Distrito Policial, no Pirambu, onde foram autuados por furto qualificado.

O acidente

A explosão aconteceu por volta das 10h30min na fábrica localizada no cruzamento da avenida Francisco Sá com a rua Padre Anchieta, no bairro Jacarecanga. De acordo com o Corpo de Bombeiros, houve registro de oito vítimas, sendo uma com maior gravidade. Em um dos vídeos que circularam após a explosão, é possível ver uma equipe do Samu fazendo atendimento a uma vítima na calçada. 

O impacto foi sentido por moradores de diferentes bairros da Capital. O impacto fez com que janelas e portas de residências fossem quebradas. Moradores relatam ter sentido um forte tremor do chão. Das cinco vítimas, três foram encaminhadas para o Instituto Dr. José Frota (IJF). Os pacientes, com 19, 43 e 45 anos, seguem estáveis, em avaliação clínica, acompanhados pelas equipes multiprofissionais do hospital e realizando exames de imagem.

Logo após o ocorrido, o local foi evacuado, sendo estabelecido um perímetro nos quarteirões adjacentes. Ainda não foi avaliado os riscos para os vizinhos. Junto com técnicos da empresa, equipes dos Bombeiros estão realizando a avaliação dos danos e da estrutura da fábrica. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Pessoal (SSPDS), foi descartada a possibilidade de incêndio na ocorrência.

Em imagens registradas por populares, é possível perceber vazamento de gás ainda não identificado. A área está isolada como prevenção contra possíveis riscos de novas explosões. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já estão no local socorrendo as vítimas. Nos vídeos, é possível ainda identificar que duas pessoas estão sendo atendidas. 


A fábrica trabalha na produção de diversos tipo de gás e é uma ativa fornecedora de oxigênio para o tratamento de pacientes da Covid-19 no Estado. Porém, a planta principal de produção está localizada no Pecém, fazendo com que a produção de oxigênio não seja paralisada. 

Explosão em fábrica na Francisco Sá é sentida por moradores; veja vídeos pic.twitter.com/Q1LCuq7Zab

De acordo com moradores, a explosão pode ser ouvida de locais mais afastados, como o bairro Barra do Ceará e Álvaro Weyne e, inclusive, no município de Caucaia. Ainda não se sabe se houve casos de óbitos na ocorrência. As vias no entorno da fábrica foram totalmente bloqueadas.