Feriado de Tiradentes: o que funciona em Fortaleza na quarta, 21 de abril (21/04)

Alguns setores, como os shoppings e supermercados vão permanecer abertos, enquanto outros irão fechar, como bancos e órgãos públicos federais

Nesta quarta-feira, 21 de abril, o Brasil homenageia o mineiro Tiradentes, patrono da Nação. A data foi instituída em 1965, pelo marechal Castelo Branco como presidente da República, e reconhecia o dia como feriado e oficializava o título de patrono. Em Fortaleza, o comércio está em estágio de reabertura, após 36 dias de lockdown, e alguns setores vão abrir no feriado. Saiba como fica o funcionamento de estabelecimentos na data. 

LEIA MAIS | Na terça, 21, feriado celebra o dia de Tiradentes, patrono do Brasil

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Segundo o decreto mais recente sobre a reabertura gradual, o comércio de rua e serviços, envolvendo estabelecimentos situados fora de shoppings, inclusive restaurantes, podem funcionar das 10h às 16 horas, com limitação de 25% da capacidade de atendimento simultâneo. Foi dada, porém, possibilidade às prefeituras de optar por horário alternativo, de abertura do comércio de 7h às 13 horas. Já os shoppings têm funcionamento de 12h às 18 horas, com limitação de 25% da capacidade de atendimento simultâneo.

Restaurantes poderão abrir das 12h às 18 horas durante a semana, com 25% da capacidade. Já nos sábado e domingos, o esquema é de lockdown e só podem funcionar para entregas. Parques aquáticos, barracas de praia e cinemas não têm permissão para abrir.


Supermercados 

 

O funcionamento dos supermercados de Fortaleza será normal. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, os supermercados fecham somente nos dias 1º de janeiro e 25 de dezembro. Os demais feriados têm funcionamento normal.

O horário padrão de funcionamento é das 7h às 22h. Porém, pode acontecer de algumas unidades oferecerem um horário diferenciado, fica a critério de cada um. Quando acontece, é possível conferir nas redes sociais dos estabelecimentos. 


Órgãos públicos federais

 

Dia 21 de abril aparece na lista de datas que deverão ser observadas como ponto facultativo pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo, sem comprometimento das atividades públicas consideradas como serviços essenciais à população. As datas foram estabelecidas pela Portaria nº 430, de 30 de dezembro de 2020, do Ministério da Economia, define os feriados nacionais e pontos facultativos no ano de 2021.

Ceasa

 

O mercado atacadista da Ceasa-CE dos seus três entrepostos (Maracanaú, Cariri e Tianguá) funcionará normalmente no dia 21 de abril, das 03h às 13h, com todas suas lojas abertas, apenas a administração da estará fechada.


Lojas de rua

 

A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza anunciou em comunicado à imprensa, no fim da tarde desta segunda-feira, 19, que tanto o comércio de rua quanto os shoppings centers de Fortaleza vão abrir durante o feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira, 21.

A possibilidade é fruto de convenção coletiva de trabalho do segmento. A abertura, contudo, seguirá os horários e regra estabelecidas pelo decreto estadual que prevê regras de isolamento social. As lojas de rua, por exemplo, poderão abrir de 10h às 16h. Já os shoppings, de 12h às 18h.

 

Agências bancárias

 

As agências bancárias em todo o Ceará ficarão sem atendimento, de acordo com resolução 2932 do CMN. Informa Sindicato dos Bancários do Ceará, presidente Carlos Eduardo.


Enel Distribuição 

 

A Enel Distribuição Ceará montou um esquema de atendimento para o feriado de Tiradentes, que vai envolver a área técnica e o atendimento ao cliente. A companhia manterá equipes trabalhando normalmente durante o feriado. Operadores de sistemas e subestações, eletricistas, técnicos e engenheiros estarão trabalhando para garantir o fornecimento de energia em todo o Ceará.

O esquema envolve também a área de atendimento ao cliente, que funcionará com a Central de Relacionamento (0800.285.0196), 24h por dia, oferecendo todos os serviços da companhia. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer ponto do Estado. As lojas de atendimento estarão fechadas na quarta-feira e abrirão na quinta-feira, 22.

Nas cidades de Fortaleza, Barbalha, Canindé, Caucaia, Crato, Iguatu, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá, Sobral e Tianguá, o atendimento é feito por meio do agendamento no site www.enel.com.br ou na própria loja.

Serviço

Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes da Enel Distribuição Ceará podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Ceará, que pode ser baixado gratuitamente para iOS e Android; pelo site da companhia (www.enel.com.br ); pelas redes sociais – Facebook (facebook.com/enelclientesbr) e Twitter (@enelclientesbr) ou ainda pela Central de Atendimento (0800 285 0196).

Os clientes podem ainda falar com a Enel através do WhatsApp, enviando um “Olá” para o número (21) 99601-9608. A atendente virtual Elena irá atender, ingressando serviços como Falta de Energia, Consulta de débitos, Envio de 2ª via da conta e respondendo às perguntas mais frequentes.

Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informa que funcionará em regime de plantão para atendimento de manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no interior do estado. As lojas de atendimento também estarão fechadas para atendimento presencial. As atividades retornarão na quinta-feira, 22, por meio de agendamento no site da companhia.

 

As solicitações podem ser feitas pela central telefônica no número 0800 275 0195, ou com a assistente virtual da companhia, Gesse, que atende pelo site www.cagece.com.br, ou ainda pelo Cagece App, aplicativo gratuito disponível para iOS e Android.

Serviço

Central de Atendimento: 0800 275 0195
Atendimento virtual: www.cagece.com.br
Cagece App: disponível gratuitamente para iOS e para Android


Shoppings

 

Riomar Kennedy e Fortaleza

As lojas, quiosques e operações de alimentação dos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy estarão abertas das 12h às 18h. As atividades de serviços essenciais, tais como: supermercados, farmácias e veterinária têm funcionamento em horários especiais.

Também funcionam as plataformas de vendas dos shoppings, RioMar Online, nas quais é possível encontrar boa parte do mix de lojas do mall dos dois empreendimentos, cerca de 150 operações de diversos segmentos. Para fazer pedidos, basta acessar os endereços www.riomarfortalezaonline.com.br ou www.riomarkennedyonline.com.br, fazer um cadastro simples e rápido e adicionar as compras das lojas no “carrinho virtual”. Na primeira compra o frete é gratuito.

Shopping Aldeota

Todas as lojas vão abrir das 12h às 18h, segundo informou o setor comercial do estabelecimento.

 

Shopping Parangaba

 

Lojas, quiosques e praça de alimentação estarão abertos das 12h às 18h. O empreendimento reforça que segue todos os protocolos de segurança para garantir o melhor conforto e organização para os lojistas e clientes, sempre alinhado com as diretrizes dos órgãos competentes.

 

Grand Shopping

Lojas, quiosques e operações de alimentação do empreendimento funcionam de 12h às 18h.

Já os serviços essenciais como as Lojas Americanas e a farmácia Pague Menos abrem de 11h às 18h. O banco Itaú e as clínicas Unimed e Seu Médico estarão fechadas.

Centro Fashion Fortaleza

Funcionará normalmente, das 12h às 18h.

Shopping Del Paseo 

O horário de funcionamento de algumas lojas do equipamento será diferenciado, confira:

Caixa Econômica Federal: Fechada

Extrafarma: de 10h às 18h

Lojas Americanas e Baby Dog Petshop: de 10h às 18h

Lojas, quiosques e praças de alimentação: de 12h às 18h

Lotérica e Confidence Câmbio: de 10h às 16h

Mercadinhos São Luiz: de 07h às 20h

Sementes: de 10h às 19h

 

Shoppings da Rede Ancar Ivanhoe

 

North Shopping Fortaleza, North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping, shoppings da rede Ancar Ivanhoe, terão atividades funcionando nos seguintes horários:

Lojas, quiosques e praça de alimentação: 12h às 18h

Caixa Aqui North Shopping Maracanaú: fechada

Caixa Econômica Federal North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping: fechada

Clínica SantaMed North Shopping Jóquei: 7h às 19h

Clínica SiM North Shopping Fortaleza, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping: 7h às 12h

Clínica Vacinart North Shopping Jóquei: 8h às 19h

Detran North Shopping Maracanaú: fechado

Farmácias Pague Menos North Shopping Jóquei e North Shopping Maracanaú: 10h às 19h

Lojas Americanas North Shopping Fortaleza: 10h às 20h

Lojas Americanas North Shopping Jóquei, North Shopping Maracanaú e Via Sul Shopping: 10h às 19h

Lotérica North Shopping Fortaleza: 10h às 18h

Lotérica North Shopping Jóquei: 10h às 19h

Oftamoclinica North Shopping Fortaleza: 12h às 18h

Super Lagoa North Shopping Fortaleza: 7h às 20h

 

Shopping Benfica

Lojas, boxes e quiosques: 12h às 18h

Praça de alimentação: 12h às 18h

 

Mercadinhos São Luiz: 7h às 20h

Clubinho Pet: 9h às 20h

Pague Menos: 11h às 18h

Americanas: 10h às 18h

Caixa Econômica Federal: fechado

Banco Santander: fechado

Liv Saúde: fechado

Prevtop: fechado

AMC: fechado

Casa do Cidadão: fechado

Lotérica: fechado

 

 

 

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

o que funciona o que abre e fecha no feriado de tiradentes nacional

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar