Suspeita de chefiar tráfico de drogas no bairro Bom Jardim é presa em operação
Além dela, pelo menos outras 35 pessoas envolvidas em diversos crimes, entre eles, tráfico de drogas foram presos na operação
Foi presa nesta quarta-feira, 31, a suspeita de chefiar uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas no bairro Bom Jardim, em Fortaleza. Conhecida como "Irmã Katrina", Maria Gilvaneide da Penha Magalhães, 28 anos, ela tinha o poder de autorizar quem podia vender os entorpecentes na região, de acordo com a Polícia. Além dela, pelo menos outras 35 pessoas também foram capturadas na operação que acontecem em 19 bairros da Capital e 20 municípios do Ceará. Outros sete mandatos de prisão foram cumpridos, mas o suspeitos já estavam no sistema prisional. Ação foi conduzida pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) que deflagrou a "Operação Pompeius", com cerca de 320 policiais civis em cem viaturas participando da ação.
O número de presos pode aumentar ainda, porque estão sendo cumpridos 185 mandados, sendo 89 de prisão e 96 busca e apreensão, expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas. As investigações começaram a partir da prisão Emanuel Guilherme Nascimento de Lima, 25 anos, o "Skunk", há seis meses. O suspeito teria envolvimento nesse tipo de crime. Por meio dele, as investigações mapearam outros 96 alvos que atuam no mesmo grupo criminoso com envolvimento em tráfico de drogas com maior atuação em Juazeiro do Norte e Maracanaú, mas com diversos núcleos no Estado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"Foi a primeira peça de inúmeras outras que foram montadas no decorrer da investigação. Ele é um integrante de uma organização criminosa voltada para o tráfico de drogas e tinha a função de ser moderador de grupos de aplicativo", explica Alisson Gomes, titular da Delegacia de Narcóticos (Denarc). Segundo ele, o grupo era utilizado para organizar a logística do funcionamento do tráfico de drogas, mas a organização atuavam de diversas formas para o fornecimento do entorpecentes.
Embora a operação tenha foco no tráfico, outros suspeitos de crimes como homicídios e porte ilegal de armas também foram identificadas. Segundo o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), Sandro Caron, o tráfico de drogas acaba ocasionado outros delitos. "O tráfico de drogas é o crime mãe. A maioria dos homicídios e de vários outros crimes que ocorrem no Ceará tem como motivação a disputa por territórios, a disputa por espaço o tráfico de drogas. Então ele é o crime mãe, ele é o crime também que abastece financeiramente as facções criminosas", pontuou.
Segundo ele, isso deve influenciar também na redução desses crimes subsequentes. "Uma das maiores formas de enfraquecer o crime organizado e reduzir homicídios no estado do Ceará, é combater o tráfico de droga", ressaltou.
Em outro ponto da Capital, no Serviluz, foram presos mãe e filhos. Cláudio Vitor Lima Matos, 20, chamado de "Mata-Rindo", tem uma longa lista de passagens na Polícia e responde por lesão corporal, corrupção de menores, desacato e evasão mediante violência contra pessoa (fuga de preso). O suspeito é apontado como executor do grupo criminoso. Já sua mãe, Monique Paula Ferreira Lima, 40, que responde por crime contra administração pública, atuaria dando cobertura operacional ao filho, escondendo armas e conseguindo locais para Cláudio Vitor se esconder da Polícia.
Além da dupla, foi capturado também "Niel", identificado como Daniel Pereira do Nascimento, 36, que não tinha antecedentes criminais e é suspeito de comercializar armas de fogo e drogas para integrantes de grupo criminoso atuante no Parque Jerusalém, no Canindezinho. Já em Maracanaú, a Polícia prendeu Samid Lucas Castro Bezerra, 22, o "Irmão 666", apontado por ser o distribuidor de drogas na região do Siqueira II. O homem já tem passagens por porte e posse ilegal de arma de fogo.
Confira as cidades que operação cumpriu mandatos:
Acaraú, Aracati, Barbalha, Beberibe, Caririaçu, Caucaia, Crato, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Missão Velha, Mombaça, Morada Nova, Nova Olinda, Pacatuba, Pacajus, Palmácia, Pindoretama e Quixadá.