O POVO vence categorias de fotojornalismo e impresso no Prêmio CDL 2021

Ainda, o jornalista Eliomar de Lima foi homenageado com o Troféu Imprensa José de Alencar

O POVO venceu duas categorias durante a cerimônia de entrega do Prêmio CDL de Comunicação 2021 nesta quarta-feira, 31. Ainda nesta noite, o jornalista Eliomar de Lima foi homenageado com o Troféu Imprensa José de Alencar. O evento aconteceu de maneira remota e foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube da CDL de Fortaleza.

O fotógrafo Fabio Lima, vencedor pela fotografia “Comodidade e isolamento/lockdown”, comentou: “Fico muito lisonjeado com o prêmio, e ressalto a importância do reconhecimento pelo nosso trabalho, principalmente nesses tempos difíceis em que vivemos”. Na categoria jornalismo impresso, venceu a série de reportagens “A virada de mesa do varejo”, “um trabalho em muitas mãos”, como afirma Samuel Pimentel, um dos vencedores pelo trabalho.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Poder retratar de forma tão fiel o atual momento do varejo, contando histórias de pessoas que vivem o dia a dia do setor é fundamental por conta do momento tão difícil como está sendo o atual. A pandemia dura mais de um ano e vem impactando de forma significativa os negócios e a vida das pessoas, mas esse setor vem buscando inovar para, além de sobreviver, evoluir rumo aos novos tempos”, relata Samuel.

Os efeitos da pandemia na produção jornalística também são percebidos por Armando Lima, também vencedor pela reportagem: “O último ano colocou o jornalismo sobre uma enorme provação em vários sentidos. Mas quando a gente tem a oportunidade de ver o nosso trabalho projetado a partir de um prêmio dá um gás a mais para continuar com essa pegada. Neste caso, mostrar mais histórias de adaptação e superação da pandemia”.

Sobre o conteúdo do trabalho, focado no comércio de Fortaleza durante o cenário pandêmico, Irna Cavalcante detalhou: “Não é fácil, as mudanças não são simples, mas muitas das inovações feitas neste período, além de demonstrar a força e resiliência do empreendedorismo cearense, colocam essas empresas em linha com as principais tendências do setor. E competitividade é algo que será ainda mais valioso neste processo de reconstrução da economia”.

Para Adailma Mendes, receber o prêmio “nos leva a acreditar ainda mais no trabalho que fazemos diariamente de dar voz aos setores da economia cearense em um momento de tantos desafios. Ouvir os reais personagens do varejo local nos aproxima da realidade desses empreendedores que representam parcela importante das atividades econômicas do Estado”.

Vencedores

Fotojornalismo
Fabio Lima – “Comodidade e isolamento/lockdown”, O POVO

Jornalismo impresso
Samuel Pimentel, Irna Cavalcante, Armando Lima e Adailma Mendes – “A virada de mesa do varejo”, O POVO

Webjornalismo
Raoni Saraiva e Aflaudísio Dantas – “Mais digital: o varejo que se reinventa na pandemia”, O Otimista

Radiojornalismo
Carla Soraya, Igor Silveira, Débora Britto e Tiago Lima – “2020: o ano em que uma pandemia acelerou as inovações no comércio”, Rádio Jovem Pan News Fortaleza

Telejornalismo
Aline de Oliveira, Alessandro Mantos, Camila Lima, Nilton Alves e equipe – “O comércio na pandemia”, TV Verdes Mares

Troféu Imprensa

Eliomar de Lima tem 37 anos de profissão e 35 anos de O POVO. Ele conta que receber o Troféu Imprensa é “mais que a certeza de que precisamos brigar pela boa informação, brigar por credibilidade e ter a certeza de que continuamos no mercado”.

“Mesmo com as transformações exigidas pelo mundo da internet, o jornalismo e os jornalistas estão sempre amadurecendo. Hoje, mais do que nunca, o jornalismo é um exercício de cidadania, diante de tantas aberrações que presenciamos neste momento de pandemia”, relata Eliomar.

Eliomar é o nono homenageado pelo troféu, seguindo Adísia Sá, Edilmar Norões, Nazareno Albuquerque, Lúcio Brasileiro, Nonato Albuquerque, Luciana Dummar, Tom Barros e Cid Carvalho. Durante a cerimônia, Eliomar relembrou experiências e memórias com os homenageados anteriores, com quem já trabalhou.

Premiação

Com o tema “O Varejo em um Novo Tempo”, a premiação visou estimular e reconhecer matérias jornalísticas com histórias sobre a transformação no processo de venda do mercado varejista durante a pandemia do novo coronavírus. O jornalista Tarcísio Matos atuou como cerimonialista do evento desta noite. O presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, integrou o júri da premiação ao lado de Lucirene Maciel, Moacir Maia e Luana Amorim.

R$ 40 mil foram entregues na premiação, divididos em cinco categorias: Jornalismo Impresso; Telejornalismo; Radiojornalismo; Fotojornalismo; e Webjornalismo. Outros R$ 5 mil estavam previstos para uma sexta categoria, Cinegrafista, mas não houve inscritos. O dinheiro foi redirecionado para a compra de cestas básicas de alimentação para a Associação Nossa Casa Mãe África.

O Prêmio CDL de Comunicação foi criado em 2005 e teve sua primeira cerimônia em 2006. A edição de 2021 é uma iniciativa da CDL em apoio com o conselho formado por Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará (Sindjorce), Sindicato dos Radialistas (SindRadioCE), Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACERT), Associação Cearense de Imprensa (ACI), Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Cearense do Mercado Publicitário (ACMP).

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Prêmio CDL Comunicação 2021 O POVO vence prêmios O POVO duas categorias premiação jornalismo fortaleza

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar