PUBLICIDADE
Fortaleza
Noticia

Oficina de ilustração com crianças desenvolve projeto gráfico

Ao todo, foram 20 crianças de 8 a 14 anos que participaram do percurso criativo, que teve como objetivo desenvolver uma proposta gráfica conceitual para o projeto "Proteção Social"

Mirla Nobre
19:48 | 17/02/2021
OFICINA é parte do projeto Proteção Social (Foto: FCO FONTENELE)
OFICINA é parte do projeto Proteção Social (Foto: FCO FONTENELE)

A Fundação Demócrito Rocha (FDR) realizou nesta quarta-feira, 17, oficina de ilustração com estudantes das escolas parceiras do O POVO Educação e convênios do O POVO. Ao todo, foram 20 crianças de 8 a 14 anos que participaram do percurso criativo, que teve como objetivo desenvolver um projeto gráfico conceitual para o projeto “Proteção Social”, da FDR. O evento foi realizado no Espaço O POVO, em Fortaleza.

Na oficina, as crianças puderam conhecer e trabalhar o olhar criativo abordando temas como direitos humanos, enfrentamento das situações de vulnerabilidades e riscos sociais, igualdade racial, proteção à vida entre outros. Todo o conteúdo produzido por elas fará parte do material ilustrativo do projeto “Proteção Social”, como em apostilas de cursos e slides de apresentação. Entre as atividades que o projeto aborda está a realização do curso de "Proteção Social", voltado para profissionais de assistência social, no qual será realizado a partir do mês de março em formato de Educação à Distância (EaD) pela FDR.

De acordo com a profissional de arteterapeuta e facilitadora da oficina, Joana Barroso, as crianças foram apresentadas ao conteúdo que o projeto como um todo vai abordar com objetivo de sensibilizar a criação do projeto gráfico conceitual. “Muitos deles já têm facilidade com alguns temas por meio de vivências, mas para facilitar para outros, gosto de trazer poesias, contação de histórias e explicações informativas sobre cada assunto que o curso vai abordar”, explica.

Durante a oficina, o processo para desenvolver o projeto gráfico contou com materiais que ajudassem a fluir o processo. “É importante que eles entendam que tem que fluir. Eles trabalharam com tinta guache, lápis de cor, giz de cera, glitter, revistas para fazer colagens e outros materiais”, comenta Joana.

Conforme o coordenador do Projeto “Proteção Social”, Cliff Villar, a iniciativa da oficina teve como objetivo trazer uma ilustração que fosse real por meio da produção das crianças. “Nós convidamos algumas crianças para que elas fizessem ilustrações para o tema do projeto. Temas que vão ser utilizados dentro dos cursos de educação à distância e das das plataformas digitais que o projeto vai trabalhar. As crianças estão construindo a própria linguagem gráfica de ilustração do projeto”, informa.

Todo o material produzido pelas crianças nesta oficina será encaminhado para a equipe de marketing da Fundação Demócrito Rocha para dar início a produção do projeto gráfico conceitual do projeto “Proteção Social”.